Resumo

Título do Artigo

Influenciadores Digitais Orgânicos: como atuam para atrair e gerar engajamento no Instagram
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Palavras Chave

Influenciadores Digitais Orgânicos, Instagram, Marketing Digital, Engajamento.
Organic Digital Influencers, Instagram, Digital Marketing, Engagement.

Área

Estratégia

Tema

Gestão Estratégica de Marketing

Autores

Nome
1 - Khetlyn Günther
INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA - Campus Santo Augusto
2 - Simone Beatriz Nunes Ceretta
Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Iffarroupilha - Santo augusto

Reumo

O estudo visa identificar como influenciadores digitais orgânicos, atuantes na região interiorana do Rio Grande do Sul, mais precisamente nas regiões Celeiro e Noroeste, atuam através do Instagram para atrair e gerar engajamento. Os Influenciadores digitais orgânicos conquistaram destaque em meio a pandemia da Covid-19, uma vez que as pessoas dispuseram de mais tempo em suas residências e, como consequência, ficaram mais conectadas nas redes sociais. Trata-se de uma pesquisa aplicada, exploratória, descritiva e bibliográfica, com uma abordagem qualitativa. A coleta de dados foi feita através do método survey, com aplicação de questionário online, enviado a uma amostra de 14 influenciadores pertencentes aos municípios de Santa Rosa, Ijuí, Três Passos, Tenente Portela, Campo Novo e São José do Inhacorá. Conforme resultados, a maioria possui seu próprio empreendimento e, ainda, representam as empresas da cidade/região, planejando conteúdos, como também, expondo os produtos e serviços ofertados por elas. Alguns dos influenciadores possuem tabela de preços para executar esse trabalho, outros o fazem, porque gostam realmente das mercadorias. Esse trabalho de divulgação favorece as empresas, uma vez que conseguem atingir um público-alvo maior nas redes sociais, principalmente no Instagram. Como os influenciadores apresentam seu cotidiano, suas vulnerabilidades e ideias, acabam gerando uma proximidade com o público que os acompanha, o qual é influenciado a experimentar e admirar determinada marca.
The study aims to identify how organic digital influencers, active in the interior region of Rio Grande do Sul, more precisely in the Celeiro and Northwest regions, act through Instagram to attract and generate engagement. Organic Digital Influencers gained prominence amid the Covid-19 pandemic, as people had more time in their homes and, as a result, became more connected on social media. It is an applied, exploratory, descriptive and bibliographical research, with a qualitative approach. Data collection was done through the survey method, with application of an online questionnaire, sent to a sample of 14 influencers belonging to the municipalities of Santa Rosa, Ijuí, Três Passos, Tenente Portela, Campo Novo and São José do Inhacorá. According to the results, most of them have their own business and also represent companies in the city/region, planning content, as well as exposing the products and services offered by them. Some of the influencers have a price list to do this work, others do it because they really like the goods. This dissemination work favors companies, as they manage to reach a larger target audience on social networks, especially on Instagram. As influencers present their daily lives, their vulnerabilities and ideas, they end up generating a proximity with the public that accompanies them, which is influenced to try and admire a certain brand.