Resumo

Título do Artigo

ANÁLISE DA RELAÇÃO TRAÇOS DE PERSONALIDADE E DESEMPENHO ACADÊMICO DOS ESTUDANTES DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
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Palavras Chave

Personalidade; Big Five; Avaliação do Desempenho; Ensino Superior; Regressão Linear Múltipla;
Personality; Big Five; Performance Evaluation; University Education; Multiple Linear Regression;

Área

Estratégia

Tema

Gestão Estratégica Educacional

Autores

Nome
1 - Franciane Cougo da Cruz Ceretta
Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Iffarroupilha - Júlio de Castilhos
2 - Vânia Medianeira Flores Costa
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Departamento de Ciências Administrativas
3 - Raquel Schaefer Klauck
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Frederico Westphalen
4 - Elise Fernanda Pozzobon Melchior
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Campus Sede
5 - Paulo Sergio Ceretta
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - dca

Reumo

A personalidade tende a apresentar-se como uma característica relevante para melhores resultados universitários, porém a literatura não é conclusiva. Logo, objetiva-se analisar como os traços de personalidade influenciam o desempenho dos estudantes do Curso de Administração do RS que participaram do Enade 2018. O estudo quantitativo, descritivo, transversal, do tipo survey, utilizou-se de dados primários e secundários que foram pareados quando se obteve uma amostra de 639 estudantes. Foram utilizadas as técnicas de Análise Fatorial Confirmatória e Regressão Linear Múltipla e Multinível. As características de neuroticismo, extroversão e conscienciosidade predominaram na maior parte dos estudantes. Os indivíduos com elevado escore de amabilidade apresentaram menor desempenho acadêmico. A interação dos traços de personalidade é mais determinante do desempenho do que o traço individual. Assim, os melhores resultados dos estudantes estão associados a elevada interação, sincronizada, dos traços de personalidade elevada abertura e elevada extroversão ou baixa abertura e baixa extroversão. Na prática sugere-se o desenvolvimento de estratégias de ensino e aprendizagem que contemplem os diferentes perfis já que os menos extrovertidos e menos abertos são tão capazes quanto os mais extrovertidos e mais abertos para obterem um desempenho superior.
Personality tends to present itself as a relevant characteristic for better university results, but the literature is not conclusive. Therefore, the objective is to analyze how personality traits influence the performance of students from the Administration Course of RS who participated in Enade 2018. The quantitative, descriptive, cross-sectional survey-type study used primary and secondary data that were paired when a sample of 639 students was obtained. Confirmatory Factor Analysis and Multiple and Multilevel Linear Regression techniques were used. The characteristics of neuroticism, extraversion and conscientiousness predominated in most students. Individuals with a high amiability score had lower academic performance. The interaction of personality traits is more determinant of performance than the individual trait. Thus, the best student results are associated with high synchronized interaction of personality traits with high openness and high extroversion or low openness and low extroversion. In practice, it is suggested the development of teaching and learning strategies that address the different profiles since the less extroverted and less open are as capable as the more extroverted and more open to obtain superior performance.