Resumo

Título do Artigo

ESTRATÉGIAS DE PRODUCÃO DO SETOR VITIVINÍCOLA: Um estudo multicasos em Santana do Livramento (RS)
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Vinícola, Estratégia de Produção, Estruturais, infraestruturais.
Vineyard, Production Strategy, Structural, Infrastructure.

Área

Estratégia

Tema

Temas Emergentes em Estratégia

Autores

Nome
1 - Bruno Alves Rodrigues
2 - CAMILA DOS SANTOS PINTO
Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA - Santana do Livramento
3 - Mygre Lopes da Silva
Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA - Campus Santana do Livramento

Reumo

Este estudo foi desenvolvido com o intuito de suscitar à discussão das questões estratégicas inerentes a produção no setor vitivinicultura. Para tal, foi realizado um estudo de multicasos de duas empresas pertencentes ao setor vinícola, que como principais resultados foi possível verificar que ambas tem como predominante às áreas de decisão a inovação e gestão de qualidade. Além disso, podemos destacar as instalações na Campanha Gaúcha por ser uma região propicia para o cultivo das uvas e um vinho de qualidade, bem como a capacidade produtiva, integração vertical no qual as duas vinícolas produzem a matéria prima até o produto final e força de trabalho tendo em vista que as duas vinícolas procuram manter seus colaboradores aperfeiçoados e motivados na linha de produção.
This study was developed with the purpose of raising the discussion of strategic issues inherent to production in the viticulture sector. To this end, a multicase study of two companies belonging to the wine industry was carried out. As main results it was possible to verify that both companies have innovation and quality management as predominant decision areas. In addition, we can highlight the facilities in Campanha Gaúcha as a region suitable for growing grapes and a quality wine, as well as the production capacity, vertical integration in which both wineries produce the raw material to the final product and workforce, considering that both wineries seek to keep their employees improved and motivated in the production line.