Resumo

Título do Artigo

VALOR, RISCO, ATITUDE E CONSCIÊNCIA AMBIENTAL NA INTENÇÃO DE COMPRA DE COMPUTADORES REMANUFATURADOS
Abrir Arquivo

Palavras Chave

consciência ambiental, valor percebido, intenção de compra, risco, computador remanufaturado
environmental consciousness, perceived value, purchase intention, risk, remanufactured computer.

Área

Sustentabilidade

Tema

Produção Sustentável

Autores


Warning: Undefined array key "adm" in /home/storage/6/83/3f/ecoinovar/public_html/7ecoinovar/trabalho.php on line 1382

Warning: Undefined array key "adm" in /home/storage/6/83/3f/ecoinovar/public_html/7ecoinovar/trabalho.php on line 1382

Warning: Undefined array key "adm" in /home/storage/6/83/3f/ecoinovar/public_html/7ecoinovar/trabalho.php on line 1382

Warning: Undefined array key "adm" in /home/storage/6/83/3f/ecoinovar/public_html/7ecoinovar/trabalho.php on line 1382

Warning: Undefined array key "adm" in /home/storage/6/83/3f/ecoinovar/public_html/7ecoinovar/trabalho.php on line 1382

Warning: Undefined array key "adm" in /home/storage/6/83/3f/ecoinovar/public_html/7ecoinovar/trabalho.php on line 1382
Nome
1 - Josefer de Lima Souza
Universidade Federal de Pelotas - Faculdade de Administração e Turismo
2 - Vilmar Antonio Gonçalves Tondolo
Universidade Federal de Pelotas - Faculdade de Administração e de Turismo
3 - Aléssio Bessa Sarquis
Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL - Grande Floriannópolis
4 - Rosana da Rosa Portella Tondolo
Universidade Federal de Pelotas - FAT
5 - André Andrade Longaray
-
6 - Larissa Martinatto da Costa
Universidade Federal do Rio Grande - FURG - Instituto de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis

Reumo

O estudo analisou o efeito do valor percebido, do risco, da atitude e consciência ambiental na intenção de compra de estudantes universitários, consumidores de computador remanufaturado. Trata-se de estudo descritivo de abordagem quantitativa. Os dados foram coletados por meio de questionário com a participação de 241 estudantes de diferentes instituições de ensino superior. As principais técnicas de análises utilizadas foram análises de correlação de Pearson e modelagem de regressão múltipla. Os resultados revelaram haver forte associação entre os construtos Intenção de Compra e Atitude do Consumidor, e associação moderada com Valor Percebido. Os resultados da análise de regressão indicam que os construtos Atitude do Consumidor, Valor Percebido e Risco predizem 66,2% da Intenção de Compra do consumidor de computador remanufaturado. O estudo contribuiu com a literatura ao analisar diversos construtos relacionados com a Intenção de Compra de consumidores de computador remanufaturado.
The study analyzed the effect of perceived value, risk, attitude and environmental consciousness on the purchase intention of university students, consumers of remanufactured computer. This is a descriptive study with a quantitative approach. Data were collected through a questionnaire with the participation of 241 students from different institutions of higher education. The main analysis techniques used were Pearson correlation analysis and multiple regression modeling. The results showed that there is a strong association between the constructs Purchase Intention and Consumer Attitude, and moderate association with Perceived Value. The results of the regression analysis indicate that the constructs Consumer Attitude, Perceived Value and Risk predict 66.2% of the Purchase Intention of remanufactured computer. The study contributed to the literature by analyzing several constructs related to the Purchase Intention of consumers of remanufactured computer.