Resumo

Título do Artigo

DOCÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR: O DESAFIO DE ALIAR TEORIA À PRÁTICA NO ENSINO DA LOGÍSTICA
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Ensino, docência, logística.
Teaching, Higher Education, Logistics

Área

Sustentabilidade

Tema

Educação e Sustentabilidade

Autores


Warning: Undefined array key "adm" in /home/storage/6/83/3f/ecoinovar/public_html/7ecoinovar/trabalho.php on line 1382

Warning: Undefined array key "adm" in /home/storage/6/83/3f/ecoinovar/public_html/7ecoinovar/trabalho.php on line 1382
Nome
1 - André Chiarani da Silva
Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP) - Caçador - SC
2 - Ivanete Schneider Hahn
Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP) - Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Sociedade

Reumo

Este estudo destinou-se a aprofundar as discussões sobre o desafio de aliar teoria à prática no ensino da logística. Considerando a natureza exploratória do estudo, foi conduzido um estudo de caso junto a docentes que atuam no ensino da logística, sendo estes escolhidos por acessibilidade. Na construção do estudo, os preceitos de Yin (2005) foram seguidos. A análise de várias fontes de evidência permitiu concluir algumas características do papel do professor universitário no desenvolvimento de competências, tais como: ensinar, instruir, mostrar, indicar, dar a entender, comunicar o conteúdo de maneira adequada e estimular o trabalho em equipe. Contudo, o estudo aprofundado permitiu verificar que, no caso do ensino da logística a prática se faz necessária, pois os discentes, na sua maioria, ainda entendem de forma equivocada a sua abrangência. Os resultados mostram que a utilização de estratégias de ensino que demonstrem a prática auxilia no processo de ensino e aprendizagem podem ser: análise de cases, visitas técnicas, utilização de ferramentas, uso de tecnologias, sendo apontadas como fator chave para a aplicação da prática a criação de laboratórios específicos no ensino da logística.
This study was designed to discuss the challenge of linking theory to practice in logistics teaching. Considering the exploratory nature of the study, a case study was conducted with logistics teachers, these being chosen by accessibility criteria. In the construction of the study, the precepts of Yin (2005) were followed. The analysis of several sources of evidence allowed us to conclude some of the characteristics of the role of the university professor in the development of competences, such as: teaching, instructing, showing, mentoring, implying, communicating content and stimulating teamwork. However, the in-depth study allowed us to verify that, in the case of logistics teaching, the practice is necessary, since most students still misunderstand its comprehensiveness. To do this, it is necessary to use teaching strategies that demonstrate the practice and thus help in the teaching - learning process, such as case analysis, technical visits, tools and technologies, being pointed as a key factor for the application of the practice the creation of specific laboratories in the teaching of logistics.