Resumo

Título do Artigo

EDUCAÇÃO PARA A SUSTENTABILIDADE: CAMINHOS E POSSIBILIDADES
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Sustentabilidade, Educação, Práticas sustentáveis
Sustainability, Education, Sustainable Practices.

Área

Sustentabilidade

Tema

Educação e Sustentabilidade

Autores


Warning: Undefined array key "adm" in /home/storage/6/83/3f/ecoinovar/public_html/7ecoinovar/trabalho.php on line 1382

Warning: Undefined array key "adm" in /home/storage/6/83/3f/ecoinovar/public_html/7ecoinovar/trabalho.php on line 1382

Warning: Undefined array key "adm" in /home/storage/6/83/3f/ecoinovar/public_html/7ecoinovar/trabalho.php on line 1382

Warning: Undefined array key "adm" in /home/storage/6/83/3f/ecoinovar/public_html/7ecoinovar/trabalho.php on line 1382
Nome
1 - Renato Angelino
-
2 - Simone Sehnem
Universidade do Sul de Santa Catarina - Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC
3 - Rógis Juarez Bernardy
UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA - UNOESC - Chapecó
4 - Gleberson de Santana dos Santos
Universidade Federal de Pelotas - Faculdade de Medicina

Reumo

O objetivo deste estudo consiste em mapear possibilidades de inserção da temática sustentabilidade nas diferentes disciplinas de formação do ensino fundamental de alguns colégios da Rede Marista de Educação. A coleta de dados aconteceu via realização de entrevistas, aplicação de questionários e uso de checklist. Para a análise dos dados utilizou-se a técnica de análise de conteúdo. Os resultados obtidos apontam que a educação é um meio relevante para implantação dos princípios da sustentabilidade, porém, indicam que uma disciplina isolada, mesmo sendo atualmente exigida por lei, não garante e assegura a sua execução com plenitude. Como resultado deste estudo, revela-se a importância de haver nos documentos norteadores da educação básica, referências diretas à sustentabilidade, que posteriormente se desdobram em planos e ações para gestores, professores, alunos e toda a comunidade. Pode-se concluir que para se ter uma adesão cada vez maior à causa será preciso, além do envolvimento de toda a comunidade, garantir sua inserção nas propostas e políticas públicas. Embora os gestores escolares tenham consciência da importância e já executem muitas ações sustentáveis, há carência de formação específica de professores e de mais ações comuns aos alunos, bem como a adoção de práticas sustentáveis regulares.
The objective of this study is to map possibilities for insertion of the sustainability theme in the different disciplines of basic education of some colleges of the Marist Education Network. The data collection took place through interviewing, questionnaire application and checklist use. For the analysis of the data the technique of content analysis was used. The results show that education is a relevant means to implement the principles of sustainability, but indicate that an isolated discipline, even if currently required by law, does not guarantee and ensures its execution with fullness. As a result of this study, it is revealed the importance of having direct references to sustainability in the guiding documents of basic education, which are later broken down into plans and actions for managers, teachers, students and the whole community. It can be concluded that in order to have an increasing commitment to the cause, it will be necessary, in addition to the involvement of the whole community, to guarantee its insertion in public policies and proposals. Although school managers are aware of the importance and already perform many sustainable actions, there is a lack of specific teacher training and more common actions among students, as well as the adoption of regular sustainable practices.