Resumo

Título do Artigo

EWOM: INFLUÊNCIA DAS AVALIAÇÕES DE SEGUIDORES EM FANPAGES DE MARCAS NA INTENÇÃO DE COMPRA, PERCEPÇÃO DE QUALIDADE E DISPOSIÇÃO DE PREÇO A PAGAR
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Palavras Chave

Marketing boca a boca. Redes sociais online. eWOM
Word of mouth marketing, Online social networks, eWOM

Área

Estratégia

Tema

Gestão Estratégica de Marketing

Autores


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Nome
1 - Dandara Rosset
Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP) - Caçador
2 - Ivanete Schneider Hahn
Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP) - Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Sociedade

Reumo

Esta pesquisa destinou-se a analisar a influência das avaliações de seguidores em fanpages de marcas na intenção de compra, na percepção de qualidade e a disposição de preço a pagar. Para tal, foi conduzida uma pesquisa experimental, que permite identificar as reais contribuições de uma dada intervenção e avaliar os efeitos isolados que incorreram da existência de um programa controlando os efeitos adicionais. Foram analisados três cenários e um total de 145 participantes (56 responderam o cenário de eWOM positivo, 40 o cenário de eWOM negativo e 49 o grupo de controle). Por meio da análise da variância unidirecional das variáveis (F- test) foi possível determinar que o eWOM positivo aumenta a disposição de preço a pagar, a intenção de compra e a percepção de qualidade, ao passo que o eWOM negativo diminui a intenção de compra, disposição de preço a pagar e percepção de qualidade.
This research was designed to analyze the influence of follower’s evaluations on brand fanpages on purchase intent, perceived quality, and willingness to pay. For this, an experimental research was conducted, which allows to identify the real contributions of an intervention and to evaluate the isolated effects that the program had on controlling the additional effects. Three scenarios and a total of 145 participants were analyzed (56 responding to the positive eWOM scenario, 40 the negative eWOM scenario and 49 the control group). Through the analysis of the unidirectional variance of the variables (F-test) was possible to determine that the positive eWOM increases the willingness to pay, the buy intention and increase the quality perception, while the negative eWOM decreases the purchase intention, the willingness to pay, and perceived quality.