Resumo

Título do Artigo

SWOT REVERSA: UM NOVO MODELO PARA AVALIAÇÃO DA CONCORRÊNCIA E AUMENTO DA COMPETITIVIDADE
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Estratégia, SWOT reversa, competitividade.
Strategy, reverse SWOT, competitiveness.

Área

Inovação

Tema

Inovação Organizacional, de Negócios e de Mercado

Autores


Warning: Undefined array key "adm" in /home/storage/6/83/3f/ecoinovar/public_html/7ecoinovar/trabalho.php on line 1382

Warning: Undefined array key "adm" in /home/storage/6/83/3f/ecoinovar/public_html/7ecoinovar/trabalho.php on line 1382

Warning: Undefined array key "adm" in /home/storage/6/83/3f/ecoinovar/public_html/7ecoinovar/trabalho.php on line 1382

Warning: Undefined array key "adm" in /home/storage/6/83/3f/ecoinovar/public_html/7ecoinovar/trabalho.php on line 1382
Nome
1 - Ricardo Alberti
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Centro de Ciências Sociais e Humanas
2 - Lucas Urach Sudati
-
3 - Roberto Schoproni Bichueti
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - CCSH
4 - Marta Olívia Rovedder de Oliveira
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - departamento de ciencias administrativas

Reumo

Dentro de ambientes cada vez mais competitivos, salientam-se aqueles que conseguem adequar uma estratégia robusta com objetivos claros para alcançar o sucesso. Este relato tem por objetivo criar uma extensão do modelo SWOT fazendo com que os empresários desenvolvam uma nova perspectiva em relação ao concorrente. A metodologia da pesquisa é exploratória com estudo de caso e abordagem qualitativa onde foram realizadas visitas com empresários para aplicação do modelo. Além destes subsídios empíricos, foram também consideradas fontes teóricas que embasaram sobre estratégia. Baseado no resultado da aplicação do novo método, conclui-se que o modelo se demonstrou eficaz no desenvolvimento de uma nova visão para avaliação da concorrência e aumento da competitividade podendo também ser replicada em outros setores empresariais.
In increasingly competitive environments, are those who can adapt a robust strategy with clear objectives to achieve success. This report aims to create a SWOT template extension causing entrepreneurs develop a new perspective in relation to the competition. The research is exploratory methodology with case study and qualitative approach where businessmen visits were carried out to model application. In addition to these subsidies, were also considered empirical theoretical sources that published reports about strategy. Based on the result of the application of the new method, it is concluded that the model is demonstrated effective in developing a new vision for assessing the competition and increased competitiveness can also be replicated in other business sectors.