1 - Deivid Ilecki Forgiarini ESCOOP - Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo - Pós-Graduação
Warning: Undefined array key "adm" in /home/storage/6/83/3f/ecoinovar/public_html/7ecoinovar/trabalho.php on line 1382
2 - Alexandre de Souza Garcia -
Warning: Undefined array key "adm" in /home/storage/6/83/3f/ecoinovar/public_html/7ecoinovar/trabalho.php on line 1382
3 - Cristiane Tomé Garcia -
Warning: Undefined array key "adm" in /home/storage/6/83/3f/ecoinovar/public_html/7ecoinovar/trabalho.php on line 1382
4 - Aziz Eduardo Calzolaio -
Warning: Undefined array key "adm" in /home/storage/6/83/3f/ecoinovar/public_html/7ecoinovar/trabalho.php on line 1382
5 - Lisangela Antonini -
Warning: Undefined array key "adm" in /home/storage/6/83/3f/ecoinovar/public_html/7ecoinovar/trabalho.php on line 1382
6 - Claudia Felippe Ramos -
Warning: Undefined array key "adm" in /home/storage/6/83/3f/ecoinovar/public_html/7ecoinovar/trabalho.php on line 1382
Reumo
A inovação está em pauta nas organizações modernas, porém, o que a precede é a criatividade. Por outro lado, tanto a inovação quanto a criatividade não se dão sem a presença do empreendedor. Nesse artigo essas temáticas são discutidas teoricamente e empiricamente através de entrevistas com empreendedores disruptivos. Talvez, no senso comum, se imagine que os empreendedores fazem muito uso de métodos para a criação de ideias e processos para gerir a inovação. Este artigo apresenta como resultado um grande ponto de interrogação sobre isso. A maioria dos entrevistados não utiliza métodos ou não tem consciência sobre eles. Percebe-se que esse tipo de estudos atende certa carência por estudos que tratam da fase pré operação da empresa, onde geralmente os modelos de negócios são concebidos. Esse estudo contribui com essa discussão, pois são apresentadas as visões de empreendedores disruptivos e de destaque em seus respectivos ramos de atuação.
Innovation is at the heart of modern organizations, but what precedes it is creativity. On the other hand, both innovation and creativity do not happen without the presence of the entrepreneur. In this article, these issues are discussed theoretically and empirically through interviews with disruptive entrepreneurs. Perhaps, in the common sense, one imagines that the entrepreneurs make much use of methods for the creation of ideas and processes to manage the innovation. This article presents a large question mark about this. Most interviewees do not use methods or are not aware of them. It can be seen that this type of studies meets certain deficiencies by studies that deal with the pre-operation phase of the company, where business models are usually conceived. This study contributes to this discussion, since the visions of disruptive and prominent entrepreneurs in their respective branches of action are presented.