Resumo

Título do Artigo

EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA: COMPARANDO CARACTERÍSTICAS EMPREENDEDORAS DE ALUNOS DE GRADUAÇÃO DE CAMPUS DISTINTOS
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Empreendedorismo, Comportamento empreendedor, CCE’s, Graduação
Entrepreneurship, Entrepreneurial Behavior, CCE's, University graduate

Área

Inovação

Tema

Empreendedorismo Inovador

Autores


Warning: Undefined array key "adm" in /home/storage/6/83/3f/ecoinovar/public_html/7ecoinovar/trabalho.php on line 1382

Warning: Undefined array key "adm" in /home/storage/6/83/3f/ecoinovar/public_html/7ecoinovar/trabalho.php on line 1382

Warning: Undefined array key "adm" in /home/storage/6/83/3f/ecoinovar/public_html/7ecoinovar/trabalho.php on line 1382

Warning: Undefined array key "adm" in /home/storage/6/83/3f/ecoinovar/public_html/7ecoinovar/trabalho.php on line 1382
Nome
1 - Jéssica da Silva Maciel
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - CCSH
2 - Silvana Bortoluzzi Balconi
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - CCSH
3 - Cristiane Krüger
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - campus
4 - Italo Fernando Minello
-

Reumo

Neste estudo se objetivou analisar as características comportamentais empreendedoras dos alunos dos cursos de graduação de dois campus distintos de uma IES brasileira. Especificamente se almejou traçar o perfil dos acadêmicos dos dois campus estudados; mapear e comparar as CCE’s desses acadêmicos. A metodologia é classificada quanto a abordagem como quantitativa, quanto aos objetivos como descritiva e quanto aos procedimentos como sendo de levantamento. Os resultados mostraram que um campus apresentou pontuações superiores paras as CCE’s, isso se deve, talvez, pelo fato de neste campus existir o Curso de Administração. Além disso, os alunos de graduação de ambos campus apresentam as dez CCE’s. O estudo limitou-se a aplicação de um questionário de modo transversal em dois campus da UFSM. Estudos futuros podem considerar a realização de entrevistas junto aos alunos, assim como a replicação da pesquisa nos demais campus da UFSM, de modo periódico.
The objective of this study was to analyze the entrepreneurial behavioral characteristics of undergraduate students from two different Brazilian HEIs. Specifically, it was intended to outline the academic profile of the two studied campuses; map and compare the CCEs of these academics. The methodology is classified as approach as quantitative, as to the objectives as descriptive and as to the procedures as being of survey. The results showed that a campus presented higher scores for the CCEs, this is perhaps due to the fact that there is an Administration Course on this campus. In addition, undergraduates from both campuses present the ten CCEs. The study was limited to the application of a cross-sectional questionnaire on two UFSM campuses. Future studies may consider conducting interviews with students, as well as replicating the research on other UFSM campuses, periodically.