planejamento estratégico, tecnologia da informação, pequenas empresas
strategic planning, information technology, small business
Área
Estratégia
Tema
Gestão Estratégica de Pessoas
Autores
Nome
1 - Caroline dos Santos e Silva Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Campus SantaMaria
Warning: Undefined array key "adm" in /home/storage/6/83/3f/ecoinovar/public_html/7ecoinovar/trabalho.php on line 1382
2 - RAQUEL DALVIT FLORES Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - ADMINISTRAÇÃO
Warning: Undefined array key "adm" in /home/storage/6/83/3f/ecoinovar/public_html/7ecoinovar/trabalho.php on line 1382
3 - Márcia Bandeira Landerdahl Maggioni Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - PPGA
Warning: Undefined array key "adm" in /home/storage/6/83/3f/ecoinovar/public_html/7ecoinovar/trabalho.php on line 1382
Reumo
Este trabalho teve por finalidade elaborar uma proposta de planejamento estratégico para a Alfa Informática, empresa de pequeno porte da cidade de Santa Maria-RS. Com base no referencial teórico levantado para embasar o estudo, a coleta de informações junto à organização foi realizada por meio de observação, conversas informais, registros do proprietário, a página da empresa na internet e outros documentos. Assim, partindo do histórico e da trajetória da organização junto ao mercado local foi realizada a análise do cenário organizacional, com a aplicação da matriz SWOT, identificando pontos fortes, fracos, oportunidades e ameaças. Foram definidos e sistematizados objetivos e metas para o futuro da empresa, assim como foi definido um plano de ação utilizando a ferramenta 5W2H. Com base nesses fatores foi possível definir medidas a serem tomadas para auxiliar o micro empreendedor no desenvolvimento do planejamento estratégico adequado à sua empresa, reforçando a importância da utilização de ferramentas estratégicas para a gestão das organizações, independente do porte das mesmas.
This work had the purpose of elaborating a proposal of strategic planning for Alfa Informática, a small company of the city of Santa Maria-RS. Based on the theoretical framework established to support the study, information collection was carried out through observation, informal conversations, owner's records, the company's website and other documents. Thus, starting from the organization's history and trajectory with the local market, an analysis of the organizational scenario was carried out, using the SWOT matrix, identifying strengths, weaknesses, opportunities and threats. Objectives and goals were defined and systematized for the company's future, as well as an action plan was defined using the 5W2H tool. Based on these factors, it was possible to define measures to be taken to assist the micro entrepreneur in the development of strategic planning appropriate to his company, reinforcing the importance of using strategic tools for the management of organizations, regardless of their size.