Resumo

Título do Artigo

MARKETING ESPORTIVO: PERCEPÇÕES DOS PATROCINADORES DE UM CLUBE DE FUTEBOL DE SANTA MARIA - RS
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Palavras Chave

Marketing, Marketing esportivo, Patrocínio, Esporte.
Marketing, Sports marketing, Sponsorship, Sport.

Área

Estratégia

Tema

Gestão Estratégica de Marketing

Autores


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Nome
1 - Murilo Vargas Vieira
Faculdade Metodista de Santa Maria - FAMES - santa maria
2 - Luciana Maria Scarton
FACULDADE METODISTA DE SANTA MARIA - Santa Maria

Reumo

O presente estudo tem como objetivo principal compreender como os gestores das empresas patrocinadoras percebem a agregação de valor aos seus produtos ou serviços com bas e no investimento feito no Esporte Clube Internacional de Santa Maria . A pesquisa tem como caracterização a metodologia do estudo de caso com abordagem qualitativa. Para dar apoio a o estudo , foram retiradas bases teóricas de diferentes fontes bibliográficas. A coleta de dados foi elaborada a través de entrevistas realizadas junto ao clube e se is patrocinadores escolhidos para o estudo. Na coleta dos resultados obteve - se informações relevantes sobre o processo de patrocínio esportivo junto ao clube, deixando claro os fatores desses investimentos. Por fim , pode - se perceber que os patrocinadores buscam melhorar a imagem perante seus clientes, buscam incrementar suas vendas de produtos e serviços, sempre inovando e combaten do métodos de marketing de concorrentes.
The present study has as main objective to understand how the managers of the sponsoring companies perceive the aggregation of value to their products or services based on the investment made in the Esporte Clube Internacional de Santa Maria. The research has as a characterization the methodology of the case study with qualitative approach. To support the study, theoretical bases from different bibliographic sources were taken. Data collection was done through interviews with the club and six sponsors chosen fo r the study. In the collection of the results, relevant information about the sports sponsorship process was obtained from the club, making clear the factors of these investments. Finally, it can be seen that the sponsors seek to improve the image before t heir customers, seek to increase their sales of products and services, always innovating and fighting methods of marketing of competitors