1 - Murilo Vargas Vieira Faculdade Metodista de Santa Maria - FAMES - santa maria
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2 - Luciana Maria Scarton FACULDADE METODISTA DE SANTA MARIA - Santa Maria
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Reumo
O presente estudo tem como
objetivo principal compreender como os gestores das empresas
patrocinadoras percebem a agregação de valor aos seus produtos ou serviços com bas
e no
investimento feito no Esporte Clube Internacional de Santa Maria
. A pesquisa tem
como
caracterização a
metodologia
do
estudo de caso com abordagem qualitativa.
Para dar apoio a
o
estudo
, foram retiradas bases teóricas de diferentes fontes bibliográficas. A coleta de dados foi
elaborada a
través de entrevistas
realizadas junto ao clube e
se
is
patrocinadores escolhidos para
o estudo. Na
coleta
dos resultados obteve
-
se informações relevantes sobre o processo de
patrocínio esportivo junto ao clube, deixando claro os fatores
desses investimentos. Por fim
,
pode
-
se perceber que os patrocinadores
buscam melhorar a imagem perante seus clientes,
buscam incrementar suas vendas de produtos e serviços, sempre inovando e combaten
do
métodos de marketing de concorrentes.
The
present study has as main objective to understand how the managers of the sponsoring
companies perceive the aggregation of value to their products or services based on the
investment made in the Esporte Clube Internacional de Santa Maria. The research has
as a
characterization the methodology of the case study with qualitative approach. To support the
study, theoretical bases from different bibliographic sources were taken. Data collection was
done through interviews with the club and six sponsors chosen fo
r the study. In the collection
of the results, relevant information about the sports sponsorship process was obtained from the
club, making clear the factors of these investments. Finally, it can be seen that the sponsors
seek to improve the image before t
heir customers, seek to increase their sales of products and
services, always innovating and fighting methods of marketing of competitors