Resumo

Título do Artigo

A GESTÃO DA RESPONSABILIDADE SOCIAL EM UMA COOPERATIVA DE CRÉDITO DO RS
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Responsabilidade Social, Cooperativa, Gestão
Social Responsibility, Cooperative, Management

Área

Sustentabilidade

Tema

Responsabilidade Social Corporativa

Autores


Warning: Undefined array key "adm" in /home/storage/6/83/3f/ecoinovar/public_html/7ecoinovar/trabalho.php on line 1382

Warning: Undefined array key "adm" in /home/storage/6/83/3f/ecoinovar/public_html/7ecoinovar/trabalho.php on line 1382

Warning: Undefined array key "adm" in /home/storage/6/83/3f/ecoinovar/public_html/7ecoinovar/trabalho.php on line 1382

Warning: Undefined array key "adm" in /home/storage/6/83/3f/ecoinovar/public_html/7ecoinovar/trabalho.php on line 1382

Warning: Undefined array key "adm" in /home/storage/6/83/3f/ecoinovar/public_html/7ecoinovar/trabalho.php on line 1382
Nome
1 - Isabela Marques Kumer
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Santa Maria
2 - Diéssica de Oliveira Dias
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Santa Maria
3 - GABRIELA ROSSATO
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - CCSH
4 - Debora Vestena
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Centro de Ciências Administrativas - Santa Maria
5 - Ana Paula Perlin
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Santa Maria

Reumo

A temática responsabilidade social corporativa surgiu na década de 50, quando as empresas começaram a dar importância aos interesses não só de seus donos e acionistas, mas também aos seus grupos de interesse, evidenciando um comportamento e gerenciamento ético com a sociedade. Dessa forma, o presente artigo tem como objetivo central analisar a gestão da responsabilidade social de uma cooperativa de crédito do Estado do Rio Grande do Sul. A pesquisa caracteriza-se como um estudo de natureza descritiva com abordagem qualitativa, realizada por meio da aplicação de uma entrevista semiestruturada com um gestor da cooperativa de crédito e de análise documental. A partir da análise dos resultados foi possível observar que a gestão da responsabilidade social da cooperativa está alinhada com sua gestão estratégica. Além disso, foi observado que existe uma consonância entre os valores da Instituição e as práticas de responsabilidade social realizadas, bem como a existência de boas práticas direcionadas aos diversos stakeholders da cooperativa.
The issue of corporate social responsibility emerged in the 1950s, when companies began to give importance to the interests not only of their owners and shareholders, but also of their interest groups, showing ethical behavior and management with society. Thus, the present article has as its central objective to analyze the social responsibility management of a credit cooperative in the State of Rio Grande do Sul. The research is characterized as a descriptive study with a qualitative approach, carried out through the application of a semi-structured interview with a manager of the credit cooperative and documentary analysis. From the analysis of the results it was possible to observe that the management of the social responsibility of the cooperative is aligned with its strategic management. In addition, it was observed that there is a consonance between the values of the Institution and the social responsibility practices carried out, as well as the existence of good practices directed at the various stakeholders of the cooperative.