Resumo

Título do Artigo

ESTUDO DE CASO SOBRE O NOVO MODELO DE BARBEARIAS DE CAXIAS DO SUL E REGIÃO
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Empreendedorismo; Barbearias; Barba; Estética Masculina
Entrepreneurship; Barber shops; Beard; Aesthetic Masculine

Área

Inovação

Tema

Empreendedorismo Inovador

Autores


Warning: Undefined array key "adm" in /home/storage/6/83/3f/ecoinovar/public_html/7ecoinovar/trabalho.php on line 1382

Warning: Undefined array key "adm" in /home/storage/6/83/3f/ecoinovar/public_html/7ecoinovar/trabalho.php on line 1382

Warning: Undefined array key "adm" in /home/storage/6/83/3f/ecoinovar/public_html/7ecoinovar/trabalho.php on line 1382

Warning: Undefined array key "adm" in /home/storage/6/83/3f/ecoinovar/public_html/7ecoinovar/trabalho.php on line 1382

Warning: Undefined array key "adm" in /home/storage/6/83/3f/ecoinovar/public_html/7ecoinovar/trabalho.php on line 1382

Warning: Undefined array key "adm" in /home/storage/6/83/3f/ecoinovar/public_html/7ecoinovar/trabalho.php on line 1382
Nome
1 - Angelita Pezzi Pasqualon Bridi
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Aluno especial
2 - Marcia Elisa Bitarello
INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL DE CAXIAS DO SUL - IDEAU - Caxias do Sul - RS
3 - Odair Deters
Faculdade Murialdo - Caxias do Sul
4 - Tainara Sirene
Faculdade Murialdo - Centro
5 - Gabriela Galafassi de Lima
Faculdade Murialdo - Centro - Caxias do Sul
6 - Daisy Rossi
Faculdade Murialdo - Centro

Reumo

Consideradas não somente um estabelecimento voltado para a beleza, as novas barbearias oferecem um trabalho de qualidade, além de um ambiente completamente estruturado para o público masculino, com diferenciados tipos de entretenimento e atrativos. Visto que é um segmento novo e com uma grande aceitação do público, buscou-se diagnosticar as principais características deste modelo de negócio, assim como o motivo pelo qual os empreendedores optaram por este novo conceito de barbearia e qual a satisfação dos proprietários quanto ao rendimento do seu negócio. Após a realização de uma exploração bibliográfica dos principais conceitos abordados, foi realizada uma pesquisa qualitativa e quantitativa direcionada exclusivamente aos proprietários das barbearias localizadas em Caxias do Sul – RS e região. O questionário foi enviado para 21 barbearias. Como retorno, foram recebidas 11 respostas. Através dos resultados verificou-se que as principais características são as estruturas que contam com um ambiente totalmente exclusivo e atrativo para o público masculino, associando o ao empreendedorismo inovador. Ainda, como resultados, quanto à satisfação, todos os proprietários mostram-se satisfeitos quanto ao rendimento do negócio e mostram-se otimistas para os próximos anos.
Considered not only as a beauty establishment, the new barbershops offer quality work, as well as a completely structured environment for the male audience, with different types of entertainment and attractions. Since it is a new segment and with great public acceptance, it was sought to diagnose the main characteristics of this business model, as well as the reason why the entrepreneurs opted for this new concept of barber shop and what the owners' satisfaction with the income of your business. After conducting a bibliographic exploration of the main concepts discussed, a qualitative and quantitative research was conducted exclusively for the owners of the barbershops located in Caxias do Sul - RS and region. The questionnaire was sent to 21 barbershops. As a return, 11 responses were received. Through the results it was verified that the main characteristics are the structures that count on a totally exclusive and attractive environment for the masculine public, associating it with the innovative entrepreneurship. Still, as a result, as far as satisfaction is concerned, all owners are satisfied with their business income and are optimistic for the coming years.