Resumo

Título do Artigo

INOVAÇÃO ABERTA NA CADEIA AUTOMOTIVA
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Palavras Chave

inovação aberta, indústria automotiva, parcerias
open innovation, automotive industry, partnerships

Área

Inovação

Tema

Gestão da Inovação, da Tecnologia e da Propriedade Intelectual

Autores


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Nome
1 - Berenice Santini
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Colégio Politécnico da UFSM
2 - Leonardo Mór Colucci
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Graduado em Engenharia Mecânica
3 - Kamila Frizzo
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Programa de Pós-Graduação em Administração
4 - Clandia Maffini Gomes
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Reumo

A indústria automotiva é reconhecidamente inovadora, utilizando-se largamente das parcerias, seja com fornecedores, concorrentes ou outras organizações no mercado. Em maior ou menor grau, os estudos sobre colaboração parecem aplicar-se às relações de parceria entre clientes e fornecedores da cadeia. O objetivo deste ensaio teórico foi verificar quais eram as características da inovação aberta que poderiam ser atribuídas a essas parcerias. Para isso, utilizou-se análise comparativa entre três tipos de parcerias identificadas em estudo de caso prévio e os modelos de inovação aberta de Traitler et al. (2011) e Jang et al. (2017). Evidenciou-se que as parcerias estudadas seguem as etapas instintivas do modelo de Traitler et al. (2011) e possuem características que se aproximam mais do modelo de inovação por Terceirização de Jang et al. (2017). Além disso, foi possível verificar o potencial de similaridade com o modelo Bilateral, que é o mais colaborativo entre os revisados.
The automotive industry is recognizably innovative, drawing heavily on partnerships, either with suppliers, competitors or other organizations on the market. To a greater or lesser extent, the collaborative studies seem to apply to the partnership relationships between the chain's customers and suppliers. The objective of this theoretical essay was to verify what were the characteristics of the open innovation that could be attributed to these partnerships. Therefore, we used a comparative analysis between three types of partnerships identified in a previous case study and the open innovation models of Traitler et al. (2011) and Jang et al. (2017). It was evidenced that the studied partnerships follow the instinctive steps of the model of Traitler et al. (2011) and have characteristics that are closer to the innovation model by Outsourcing of Jang et al. (2017). In addition, it was possible to verify the potential of similarity with the Bilateral model, which is the most collaborative among the reviewed ones.