Resumo

Título do Artigo

OS FATORES E ATRIBUTOS QUE INFLUENCIAM OS CONSUMIDORES NO PROCESSO DE ESCOLHA DE RESTAURANTES
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Palavras Chave

Comportamento do Consumidor, Incidentes Críticos, Serviços, Alimentação fora do lar.
Consumer Behavior, Critical Incidents, Services, Food outside the home.

Área

Estratégia

Tema

Gestão Estratégica de Marketing

Autores


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Nome
1 - Tatiane Falcão Alawi
-
2 - Vanessa Almeida da Silva
INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA - Campus São Vicente do Sul
3 - Sara Carvalho Brum
Instituto Federal Farroupilha - IFFar SVS - São Vicente do Sul
4 - Fabio Penteado Carvalho
Instituto Federal Farroupilha - IFFar SVS - Campus São Vicente do Sul
5 - michele faverzani martins
Instituto Federal Farroupilha - IFFar SVS - São Vicente do Sul

Reumo

Há, aproximadamente, um milhão de bares e restaurantes no Brasil que buscam atender um público cada vez mais rigoroso com suas refeições. Por conseguinte, compreender os principais fatores e atributos que influenciam os consumidores no momento de escolher onde realizarão suas refeições torna-se primordial para as empresas que atuam neste setor, sendo este o principal objetivo do presente trabalho. Os dados obtidos neste artigo buscam auxiliar os restaurantes na melhoria de suas estratégias de marketing, a fim de torna-los únicos para seus clientes. Para obtenção dos dados, realizou-se uma pesquisa em duas fases, a primeira, de caráter exploratório qualitativo, a partir da técnica do incidente crítico, onde os participantes foram incitados a narrar experiências significativas dentro de restaurantes, utilizando uma amostra de 10 clientes. Na fase descritiva quantitativa da pesquisa, utilizou-se amostra 168 consumidores de restaurante. Os dados obtidos nas duas etapas da pesquisa foram analisados de acordo com as dimensões dos 8P’s de marketing para serviço. Como resposta, verificou-se que os atributos mais destacados foram similares nas duas etapas, tendo uma forte presença de atributos extrínsecos, caracterizados pela sua tangibilidade, e o atendimento.
There are approximately one million bars and restaurants in Brazil that seek to meet an increasingly strict public with their meals. Therefore, understanding the main factors and attributes that influence the consumers when choosing where to make their meals becomes paramount for the companies that work in this sector, being this the main objective of the present work. The data obtained in this article seeks to assist restaurants in improving their marketing strategies in order to make them unique to their customers. In order to obtain the data, a qualitative exploratory study was carried out in two phases, based on the critical incident technique, where participants were encouraged to narrate significant experiences within restaurants, using a sample of 10 clients. In the quantitative descriptive phase of the research, a sample of 168 restaurant consumers was used. The data obtained in the two stages of the research were analyzed according to the dimensions of the 8P's of marketing for service. In response, it was found that the most outstanding attributes were similar in the two stages, having a strong presence of extrinsic attributes, characterized by their tangibility, and the attendance.