Resumo

Título do Artigo

A PERCEPÇÃO DOS GESTORES DE VAREJO SOBRE A INFLUÊNCIA DO E-COMMERCE EM SANTA ROSA-RS
Abrir Arquivo

Palavras Chave

E-commerce. Comércio. Varejo. Vendas.
E-commerce. Trade. Retail. Sales.

Área

Estratégia

Tema

Gestão Estratégica de Marketing

Autores


Warning: Undefined array key "adm" in /home/storage/6/83/3f/ecoinovar/public_html/7ecoinovar/trabalho.php on line 1382

Warning: Undefined array key "adm" in /home/storage/6/83/3f/ecoinovar/public_html/7ecoinovar/trabalho.php on line 1382

Warning: Undefined array key "adm" in /home/storage/6/83/3f/ecoinovar/public_html/7ecoinovar/trabalho.php on line 1382

Warning: Undefined array key "adm" in /home/storage/6/83/3f/ecoinovar/public_html/7ecoinovar/trabalho.php on line 1382
Nome
1 - Raqueli Fernanda kreutz
INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA - Santa Rosa/RS
2 - NUVEA KUHN
INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA - SANTA ROSA
3 - Claudio Edilberto Höfler
INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA - Campus Santa Rosa
4 - Luiz Ariel de Oliveira Tibola
INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA - Campus Santa Rosa

Reumo

O acesso à internet possibilitou aumento significativo às compras pelo e-commerce. Diante dessa perspectiva muitos empresários se depararam com uma nova forma de comercialização, necessitando ganhar espaço, inovar de forma constante e conquistar a atenção de seus clientes para continuar participando do mercado. Este estudo tem como objetivo compreender a percepção dos gestores de varejo sobre a influência do e-commerce em seus ramos de atuação no município de Santa Rosa. Através de abordagem qualitativa, foram realizadas entrevistas durante o mês de setembro de 2017, a empresários dos segmentos de eletrônicos, livrarias, eletrodomésticos e de moda e acessórios. A escolha dos segmentos foi definida por meio de pesquisa realizada anteriormente a 123 consumidores no município, os quais relataram que compram com frequência produtos pelo canal virtual. Como resultados constatou-se que alguns gestores percebem as influências do e-commerce em suas vendas e estão buscando melhorias para adaptar-se a essa realidade, bem como estão utilizando ferramentas como estratégia de marketing para divulgar seus produtos e serviços, contudo, auferiu-se que algumas empresas apresentaram resistência a essa mudança e possuem medo de divulgar seus preços devido à concorrência local perceber.
The internet access made it possible to significantly increase purchases through e-commerce. Faced with this perspective many entrepreneurs have come across a new form of marketing, needing to gain space, constantly innovate and gain the attention of their customers to continue participating in the market. This study aims to understand the perception of retail managers on the influence of e-commerce in their branches of action in the municipality of Santa Rosa. Through a qualitative approach, interviews were conducted during the month of September 2017 for entrepreneurs in the segments of electronics, bookstores, home appliances and fashion and accessories. The choice of segments was defined through a previous survey of 123 consumers in the city, who reported that they frequently buy products through the virtual channel. As a result, it was found that some managers perceive the influences of e-commerce in their sales and are seeking improvements to adapt to this reality, as well as using tools as a marketing strategy to promote their products and services, some companies have shown resistance to this change and are afraid to disclose their prices due to the perceived local competition.