Resumo

Título do Artigo

SATISFAÇÃO NO TRABALHO: A PERCEPÇÃO DOS INTÉRPRETES DE LIBRAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA
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Palavras Chave

gestão de pessoas, satisfação no trabalho, intérpretes de libras.
people management, job satisfaction, LIBRAS interpreters

Área

Estratégia

Tema

Gestão Estratégica de Pessoas

Autores


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Nome
1 - RAQUEL DALVIT FLORES
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - ADMINISTRAÇÃO
2 - Márcia Bandeira Landerdahl Maggioni
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - PPGA
3 - Deise Cristine Silveira do Nascimento
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Santa Maria
4 - Maria Leonilda Lopes Goularte
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Curso de Adminsitração
5 - Caroline Fagundes Domingues
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - santa maria rs

Reumo

Atualmente, uma preocupação das organizações está diretamente ligada ao bem estar e à motivação dos colaboradores, reconhecendo a importância da gestão de pessoas como componente estratégico da gestão das organizações. Nesse contexto, a presente pesquisa tem por objetivo identificar a satisfação no trabalho dos servidores da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) que desempenham a atividade de intérpretes de LIBRAS (Linguagem Brasileira de Sinais). A pesquisa trata-se de um estudo de caso descritivo, com abordagem qualitativa e quantitativa. O questionário utilizado para a pesquisa tomou como base a Escala de Satisfação no Trabalho (EST) originalmente construída e validada por Siqueira (1995). Os resultados demonstraram a insatisfação com o salário, com a natureza do trabalho e com as promoções. Apontaram que as maiores insatisfações referem-se à falta de reconhecimento e valorização do trabalho realizado, ao baixo salário em comparação com o desgaste físico e psicológico exigido dos intérpretes, ao baixo investimento em cursos de qualificações para a formação dos servidores e à dificuldade para interpretarem conceitos de LIBRAS desconhecidos. Partindo destes resultados, recomenda-se a realização de um estudo mais aprofundado e o desenho de ações que ampliem positivamente a percepção de satisfação no trabalho.
Currently, a concern of the organizations is directly related to the welfare and the motivation of the employees, recognizing the importance of people management as a strategic component of the management of the organizations. In this context, the present research aims to identify the satisfaction in the work of the servers of the Federal University of Santa Maria (UFSM) that perform the activity of interpreters of LIBRAS (Brazilian Language of Signals). The research is a descriptive case study, with a qualitative and quantitative approach. The questionnaire used for the research was based on the Work Satisfaction Scale (EST) originally constructed and validated by Siqueira (1995). The results showed the dissatisfaction with the salary, the nature of the work and the promotions. They pointed out that the greatest dissatisfaction refers to the lack of recognition and appreciation of the work performed, the low salary in comparison with the physical and psychological wear and tear required of the interpreters, the low investment in qualification courses for the formation of the servants and the difficulty to interpret concepts of LIBRAS unknown. Based on these results, it is recommended to carry out a more in-depth study and the design of actions that positively increase the perception of job satisfaction.