Contabilidade gerencial; ferramentas gerenciais; acionistas e sócios; análise de investimento
Management Accounting; managerial's instruments; shareholders and partners; investment's analysis
Área
Estratégia
Tema
Gestão Estratégica Financeira
Autores
Nome
1 - Paula Balardin Ribeiro Aragão Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC - Santa Cruz do Sul
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2 - José Eduardo Zdanowicz Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Escola de Administração
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3 - Adriana Porto Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Programa de Pós-Graduação em Administração
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Reumo
As organizações buscam manterem-se competitivas em um mercado de constantes mudanças,
o que exige uma grande quantidade de informações sobre o seu negócio e o mercado de
atuação. Para isso, contam com o auxílio dos sistemas de dados e das ferramentas da
Contabilidade Gerencial, que de forma rápida e precisa geram inúmeras informações para o
embasamento da gestão empresarial. Considerando isso, foi estabelecido como objetivo deste
trabalho verificar a percepção dos entrevistados acerca das informações resultantes da
aplicação das ferramentas da Contabilidade Gerencial nas demonstrações financeiras da
empresa, além de sugerir que as mesmas sejam utilizadas na avaliação dos resultados obtidos.
Através de um estudo quantitativo e qualitativo das demonstrações financeiras de duas
organizações, foram feitas entrevistas ao acionista de uma sociedade anônima e aos sócios da
sociedade limitada. Pôde-se observar que o acionista recebe todos os resultados das
ferramentas propostas, enquanto os sócios da sociedade limitada não tem conhecimento destas
ferramentas e não recebem esse tipo de informação da empresa. Todavia, é consenso a
importância da análise do investimento e a concordância de que as ferramentas propostas
nesse estudo tornam essa análise possível, eficiente e confiável.
The organizations seek to keep themselves competitive in a market of constant changes, what
demands a large quantity of information about its business and acitivity market. To achieve
this, the companies can count on the help of data systems and Management Accounting tools,
that in a quickly and accurate way generates plenty of information for the business
management foundation. Thus, it was established as the aim of this work to verify the
interviewees perception about the information resulting from the application of Management
Accouting tools in the financial statement of the company, as well as suggesting that these
tools could be used in the evaluation of the results achieved. Through a quantitative and
qualitative study of the financial statements of two organizations, interviews were conducted
with a shareholder of a joint stock company and with the partners of a limited society. It was
observed that the shareholder receives all the results of the proposed tools, while the members
of the limited company are not aware of these tools and do not receive this type of
information from the company. However, there is consensus that the importance of the
investment analysis and the respondents agreed that the proposed tools in this study turns the
this analysis possible, efficient and reliable.