Resumo

Título do Artigo

A UTILIZAÇÃO DAS FERRAMENTAS DA CONTABILIDADE GERENCIAL NA ANÁLISE DE RETORNO AOS ACIONISTAS E SÓCIOS NÃO ADMINISTRADORES
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Palavras Chave

Contabilidade gerencial; ferramentas gerenciais; acionistas e sócios; análise de investimento
Management Accounting; managerial's instruments; shareholders and partners; investment's analysis

Área

Estratégia

Tema

Gestão Estratégica Financeira

Autores


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Nome
1 - Paula Balardin Ribeiro Aragão
Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC - Santa Cruz do Sul
2 - José Eduardo Zdanowicz
Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Escola de Administração
3 - Adriana Porto
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Programa de Pós-Graduação em Administração

Reumo

As organizações buscam manterem-se competitivas em um mercado de constantes mudanças, o que exige uma grande quantidade de informações sobre o seu negócio e o mercado de atuação. Para isso, contam com o auxílio dos sistemas de dados e das ferramentas da Contabilidade Gerencial, que de forma rápida e precisa geram inúmeras informações para o embasamento da gestão empresarial. Considerando isso, foi estabelecido como objetivo deste trabalho verificar a percepção dos entrevistados acerca das informações resultantes da aplicação das ferramentas da Contabilidade Gerencial nas demonstrações financeiras da empresa, além de sugerir que as mesmas sejam utilizadas na avaliação dos resultados obtidos. Através de um estudo quantitativo e qualitativo das demonstrações financeiras de duas organizações, foram feitas entrevistas ao acionista de uma sociedade anônima e aos sócios da sociedade limitada. Pôde-se observar que o acionista recebe todos os resultados das ferramentas propostas, enquanto os sócios da sociedade limitada não tem conhecimento destas ferramentas e não recebem esse tipo de informação da empresa. Todavia, é consenso a importância da análise do investimento e a concordância de que as ferramentas propostas nesse estudo tornam essa análise possível, eficiente e confiável.
The organizations seek to keep themselves competitive in a market of constant changes, what demands a large quantity of information about its business and acitivity market. To achieve this, the companies can count on the help of data systems and Management Accounting tools, that in a quickly and accurate way generates plenty of information for the business management foundation. Thus, it was established as the aim of this work to verify the interviewees perception about the information resulting from the application of Management Accouting tools in the financial statement of the company, as well as suggesting that these tools could be used in the evaluation of the results achieved. Through a quantitative and qualitative study of the financial statements of two organizations, interviews were conducted with a shareholder of a joint stock company and with the partners of a limited society. It was observed that the shareholder receives all the results of the proposed tools, while the members of the limited company are not aware of these tools and do not receive this type of information from the company. However, there is consensus that the importance of the investment analysis and the respondents agreed that the proposed tools in this study turns the this analysis possible, efficient and reliable.