Sistema de Armazenagem, Logística Interna, Organização, Melhoria de Processos, Lojas Becker.
Warehouse System, Internal Logistics, Organization, Process Improvement, Lojas Becker.
Área
Sustentabilidade
Tema
Cadeia de Suprimentos, Logística e Sustentabilidade
Autores
Nome
1 - DEISON MENIN ECKERLEBEN -
Warning: Undefined array key "adm" in /home/storage/6/83/3f/ecoinovar/public_html/7ecoinovar/trabalho.php on line 1382
2 - ALEX VOGEL -
Warning: Undefined array key "adm" in /home/storage/6/83/3f/ecoinovar/public_html/7ecoinovar/trabalho.php on line 1382
3 - Edio Polacinski Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Cachoeira do Sul
Warning: Undefined array key "adm" in /home/storage/6/83/3f/ecoinovar/public_html/7ecoinovar/trabalho.php on line 1382
4 - Leandro Dorneles dos Santos Faculdade Integrada de Santa Maria - FISMA - Sede
Warning: Undefined array key "adm" in /home/storage/6/83/3f/ecoinovar/public_html/7ecoinovar/trabalho.php on line 1382
5 - ALEXANDRE CHAPOVAL NETO -
Warning: Undefined array key "adm" in /home/storage/6/83/3f/ecoinovar/public_html/7ecoinovar/trabalho.php on line 1382
Reumo
Com o aumento do nível de concorrência e da exigência dos consumidores, atualmente, no segmento de varejo, as organizações de qualquer segmento necessitam desenvolver boas práticas para fidelizar seus clientes, quer sejam baseada em qualidade, tempo e cumprimento de prazos, ou mesmo pela organização, controle e rapidez. Assim, e com base nisso, destaque-se o objetivo do presente artigo que é desenvolver uma proposta de um sistema de armazenagem e logística interna para uma empresa de grande porte. Para tanto, utilizou-se de entrevistas semiestruturadas, aplicadas aos colaboradores, tanto do nível estratégico como gerencial e operacional, para obter-se um feedback quanto as possibilidades e necessidades reais de implantação das proposições apresentadas para um sistema eficiente. O sistema desenvolvido englobou seis etapas, segmentadas em duas fases: de “Desenvolvimento” e de “Operacionalização”. Possibilitou a otimização dos processos operacionais de armazenagem e logística interna, proporcionando uma maior organização, bem como racionalizando dos espaços disponíveis, além de facilitar a integração dos softwares de gestão de estoques que a organização possui.
With the increase in the level of competition and consumer demand, in the retail segment, organizations in any segment need to develop good practices to keep their customers loyal, whether based on quality, time and deadlines, or even by the organization, control and speed. Thus, and based on this, the purpose of this article is to develop a proposal for an internal storage and logistics system for a large company. In order to do so, we used semi-structured interviews, applied to employees at both strategic, managerial and operational level, to obtain feedback on the possibilities and real needs of the implementation of the proposals presented for an efficient system. The developed system encompassed six stages, segmented into two phases: "Development" and "Operationalization". It made possible the optimization of the operational processes of storage and internal logistics, providing a greater organization, as well as rationalizing the available spaces, besides facilitating the integration of the inventory management software that the organization has.