Resumo

Título do Artigo

GESTÃO DE SERVIÇO SOB A ÓTICA DA TEORIA DAS RESTRIÇÕES: UM ESTUDO DE CASO DE UMA EMPRESA DE SERVIÇOS
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Palavras Chave

Gestão de Processos, Teoria das Restrições, Gestão de Serviços.
Restriction Theory, Process Management, Service Management

Área

Estratégia

Tema

Gestão Estratégica Financeira

Autores


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Nome
1 - Gisele Simi Turchetti
Instituto Federal Farroupilha - IFFar SVS - São Vicente do Sul
2 - Robson José Klimeck Snovarski
-
3 - Andreia da Silva Migliorin
Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Iffarroupilha - Campus São Vicente do Sul

Reumo

As organizações prestadoras de serviços sofrem com as oscilações de mercado. Assim, é importante praticar uma boa gestão para uma melhor otimização de seus materiais/serviço. Neste estudo de caso pesquisou-se qual a principal restrição/gargalo no processo de serviço realizado pela gestão da organização, através da Teoria das Restrições. Os métodos utilizados foram a abordagem qualitativa e descritiva de estudo de caso e desenho do fluxograma mostrando os processos da empresa. Identificou-se o gargalo, no diagnóstico realizado pela empresa, caracterizado como superficial, esse é ineficiente em relação ao tempo de execução, tanto a empresa quanto o cliente perdem em produtividade. Ainda, percebeu-se que através da Teoria das Restrições é possível identificar e minimizar as restrições dos processos de serviços, sendo uma ferramenta teórica importante para melhorar a eficiência operacional.
Service organizations suffer from market oscillations. Thus, it is important to practice good management for a better optimization of your materials / service. In this case study we investigated the main restriction / bottleneck in the service process performed by the organization's management, through the Theory of Restrictions. The methods used were the qualitative and descriptive approach of case study and flow chart design showing the company processes. The bottleneck was identified in the diagnosis performed by the company, characterized as superficial, this is inefficient in relation to the execution time, both the company and the client lose in productivity. Also, it was realized that through the Restrictions Theory it is possible to identify and minimize the constraints of the service processes, being an important theoretical tool to improve operational efficiency.