Resumo

Título do Artigo

A INCLUSÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO COMPONENTE CURRICULAR NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE SÃO GABRIEL-RS.
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Palavras Chave

Educação Ambiental, Educação Formal, São Gabriel
Formal Education, Environmental Education, São Gab

Área

Sustentabilidade

Tema

Educação e Sustentabilidade

Autores


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Nome
1 - Ana Paula Martins Cabreira
-
2 - Luciana Borba Benetti
Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA - São Gabriel
3 - Victor Paulo Kloeckner Pires
Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA - São Gabriel
4 - Beatriz Stoll Moraes
Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA - São Gabriel
5 - Anna Laura Santos
Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA - São Gabriel RS

Reumo

A educação é uma condição fundamental para que o indivíduo possa participar da sociedade, e esta inicia com a família, a qual é um ambiente socializador, uma vez que permite às crianças contato com as primeiras regras de convívio social, efetivando assim a educação informal. Com o passar do tempo a educação tradicional se apresenta centrada através do professor com métodos organizados com currículos fechados, ou educação formal. A educação formal está ligada às propostas da educação não-formal que vem para agregar a biografia dos indivíduos, ampliando a gama de vivências e experiências formativas de crianças, jovens, adultos e idosos. Hoje a educação ambiental está ligada à educação não formal por estar baseada no diálogo e interação entre as pessoas construindo assim uma visão crítica. Em pesquisa de campo, realizada nas escolas Municipais de São Gabriel-RS e na Secretaria Municipal de Educação, verificou-se que apesar de todo o empenho realizado pelos responsáveis, a educação ambiental não é realizada de forma abrangente e eficaz como deveria, resultando imprescindível a implantação do componente curricular de educação ambiental de forma objetiva, ou seja, como componente curricular, uma vez que várias pesquisas práticas, bem como a doutrina especializada, notadamente a citada no presente trabalho, apontam para esta necessidade, a fim de efetivar as mudanças referentes aos costumes e conhecimentos culturais relativos à preservação e conservação do meio ambiente.
Education is a fundamental condition for the individual to participate in society, and this starts with the family, which is a socializing environment, as it allows the children contact with the first rules of social life , thus effecting informal education . Over time the traditional education is presented through teacher -centered methods with closed with organized curricula , or formal education . Formal education is linked to the non- formal coming to add the biography of individuals, expanding the range of experiences and formative experiences of children, youth, adults and education proposals. Today environmental education is linked to non-formal education to be based on dialogue and interaction between people thus building a critical view. In field research, conducted in local schools of São Gabriel , RS and Municipal Education , it was found that in spite of all the efforts done by responsible , environmental education is not performed comprehensively and effectively as it should , resulting essential the implementation of the discipline of environmental education in an objective way , ie as a curricular subject , since many practical research , as well as specialized doctrine , notably cited in this study point to this need in order to commit the changes concerning the customs and cultural knowledge relating to the preservation and conservation of the environment .