Resumo

Título do Artigo

MARKETING JURÍDICO: Uma análise sobre as ferramentas de marketing na advocacia
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Palavras Chave

Marketing Jurídico; advogados; marketing de serviços; publicidade
Legal Marketing; lawyers; service marketing; publicity

Área

Estratégia

Tema

Gestão Estratégica de Marketing

Autores


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Nome
1 - Monique Vigil Klüsener
Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA - Santana do Livramento - RS
2 - ANDRESSA HENNIG SILVA
Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA - Santana do Livramento
3 - Mikaela Daiane Prestes Floriano
Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA - Campus Santana do Livramento

Reumo

O marketing jurídico está vinculado ao marketing de serviço aplicado em escritórios de advocacia. Esta prática está sendo cada vez mais difundida por profissionais liberais da área de advocacia que buscam um diferencial competitivo para atrair cada vez mais clientes. Contudo, há legislações específicas estabelecidas pela OAB e o Tribunal de Ética da OAB que vedam determinadas práticas mercadológicas. O objetivo deste estudo é analisar as estratégias de marketing utilizadas pelos profissionais liberais da área de advocacia, visto que há limitações impostas pela Ordem dos Advogados do Brasil - OAB. O método é de caráter descritivo com abordagem qualitativa. O instrumento de coleta de dados utilizou-se do recurso da entrevista, através de dois modelos diferentes de roteiros semiestruturados, um aplicado ao representante da OAB e outro modelo a advogados de escritórios de advocacia de Sant’Ana do Livramento. A análise dos dados e resultados ocorreram através da técnica de análise de conteúdo. De acordo com os dados, constatou-se que os escritórios de advocacia que fizeram parte da pesquisa desenvolvem estratégias de marketing de forma indireta, sem um planejamento prévio. As ferramentas de marketing mais relatadas foram referente à divulgação do negócio. Entre as práticas utilizadas, destaca-se o boca a boca, cartão de visita, atendimento ao cliente, através de redes sociais. E ainda, conclui-se que alguns advogados acabam infringindo as legislações a respeito da advocacia, uns por não concordarem com as normas e outros por não conhecerem as normativas. Houve limitações referentes à questão do tempo para realização do trabalho e a existência de poucas referências bibliográficas, bem como abranger um pequeno número de entrevistados para a aplicação da pesquisa.
Legal marketing is tied to service marketing applied at law firms. This practice is becoming more widespread by liberal law professionals seeking a competitive edge to attract more and more clients. However, there are specific laws established by the OAB and the OAB Court of Ethics that prohibit certain marketing practices. The aim of this study is to analyze the marketing strategies used by professionals in the field of law, as there are limitations imposed by the Brazilian Bar Association - OAB. The method is descriptive with a qualitative approach. The data collection instrument used the interview feature, through two different models of semi-structured scripts, one applied to the representative of the OAB and another model to lawyers of Sant'Ana do Livramento law firms. Data and results analysis occurred through the content analysis technique. According to the data, it was found that the law firms that were part of the research develop marketing strategies indirectly, without prior planning. The most reported marketing tools were related to business disclosure. Among the practices used, there is word of mouth, business card, customer service through social networks. And yet, it is concluded that some lawyers end up breaking the law on law, some for not agreeing with the rules and others for not knowing the rules. There were limitations regarding the issue of time to perform the work and the existence of few bibliographic references, as well as covering a small number of interviewees for the application of the research.