Plano de Marketing. Análise Swot. Mix de Marketing.
Marketing plan. Swot analysis. Marketing Mix.
Área
Estratégia
Tema
Gestão Estratégica de Marketing
Autores
Nome
1 - Maielen Lambrecht Kuchak UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Campus Agronomia
Warning: Undefined array key "adm" in /home/storage/6/83/3f/ecoinovar/public_html/8ecoinovar/trabalho.php on line 1388
2 - Geneci da Silva Ribeiro Rocha UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Agronomia
Warning: Undefined array key "adm" in /home/storage/6/83/3f/ecoinovar/public_html/8ecoinovar/trabalho.php on line 1388
3 - Aline da Silva Fortes Utpadel Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - PALMEIRA DAS MISSÕES
Warning: Undefined array key "adm" in /home/storage/6/83/3f/ecoinovar/public_html/8ecoinovar/trabalho.php on line 1388
4 - Deise de Oliveira Alves UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Porto Alegre
Warning: Undefined array key "adm" in /home/storage/6/83/3f/ecoinovar/public_html/8ecoinovar/trabalho.php on line 1388
5 - Patricio Duarte Rocha UFPEL - Universidade Federal de Pelotas - Pelotas
Warning: Undefined array key "adm" in /home/storage/6/83/3f/ecoinovar/public_html/8ecoinovar/trabalho.php on line 1388
Reumo
Diante das dificuldades e da concorrência atual no ambiente de negócios, as empresas precisam estar preparadas para enfrentar e vencer os obstáculos. O presente trabalho visa propor a empresa Fruteira Jaraguá, situada em Palmeira das Missões-RS, um plano de marketing, que possibilite melhores condições de estabelecer estratégias que fortaleçam a empresa perante o mercado consumidor, tornando-a competitiva. Quanto aos procedimentos metodológicos realizou-se um estudo de caso, de caráter exploratório, descritivo, qualitativo e quantitativo. Primeiramente, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, seguida de uma entrevista semi-estruturada com o gestor da empresa e um questionário com 20 clientes. As perguntas foram elaboradas de acordo com o plano de marketing proposto a empresa, abordando uma análise do diagnóstico dos mercados concorrentes, análise Swot (pontos fortes, fracos, oportunidades e ameaças) fixação de objetivos (estratégias e público-alvo), segmentação de mercado, posicionamento e análise do mix de marketing. A análise dos resultados, evidenciou que a empresa já possui estratégias conforme o plano proposto e que perante o mix de marketing a empresa está suprindo e satisfazendo as expectativas dos clientes, além de conseguir posicionamento no mercado.
In the face of current difficulties and competition in the business environment, companies need to be prepared to face and overcome obstacles. This paper aims to propose the company Fruteira Jaraguá, located in Palmeira das Missões-RS, a marketing plan that enables better conditions to establish strategies that strengthen the company before the consumer market, making it competitive. As for the methodological procedures, an exploratory, descriptive, qualitative and quantitative case study was carried out. First, a bibliographic search was performed, followed by a semi-structured interview with the company manager and a questionnaire with 20 clients. The questions were designed according to the company's proposed marketing plan, addressing a competitor markets diagnostic analysis, Swot analysis (strengths, weaknesses, opportunities and threats) goal setting (strategies and target audience), market segmentation , positioning and analysis of the marketing mix. The analysis of the results showed that the company already has strategies according to the proposed plan and that due to the marketing mix, the company is meeting and satisfying customers' expectations, in addition to achieving market positioning.