Estratégias cooperativas, inovações verdes, indústria da moda, stakeholders
Cooperative strategies, green innovation, fashion industry, stakeholders
Área
Inovação
Tema
Empreendedorismo Inovador
Autores
Nome
1 - Camila Kolling Universidade de Passo Fundo - Campus I
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2 - Thomas Germano Battesini Universidade de Passo Fundo - Faculdade de Artes e Comunicação
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3 - Ana Claudia Machado Padilha Universidade de Passo Fundo - FACULDADE DE CIÊNCIA ECONÔMICAS, ADMINISTRATIVAS E CONTÁBEIS
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4 - Janine Fleith de Medeiros -
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Reumo
No atual ambiente competitivo, a inovação é essencial para a sobrevivência das empresas, principalmente as inovações ambientais, as quais permitem responder às exigências dos consumidores, legislação, sociedade, entre outras demandas. Nesse contexto, a indústria da moda é apresentada como uma indústria com uso intensivo de recursos, havendo diversas oportunidades para reduzir os impactos ambientais e inovar nos negócios desse setor. Contudo, devido à alta complexidade inerente às inovações ambientais, a cooperação com diferentes stakeholders é importante para as empresas que desejam desenvolver inovações ambientalmente sustentáveis. Assim, o estudo tem como objetivo compreender como as estratégias cooperativas impulsionam o desenvolvimento de inovações verdes em uma indústria de moda. Em termos metodológicos, combinou-se uma revisão da literatura com um estudo de caso em uma startup da moda que possui negócios inovadores e têm a sustentabilidade como característica definidora. Como resultados, a cooperação que a empresa mantém com seus stakeholders é apresentada. Tal cooperação ocorre principalmente com os fornecedores e clientes, em distintas etapas do processo produtivo, como produção, comercialização e logística reversa. Para estudos futuros, sugere-se a ampliação da amostra, estudo em outros setores e a proposição de um framework para auxiliar distintas organizações na implantação de estratégias cooperativas para o desenvolvimento de inovações verdes.
In the current competitive environment, innovation is essential for business survival, especially environmental innovations, which enable them to respond the demands of consumer, legislation, society, and other demands. In this context, the fashion industry is presented as a resource-intensive industry, with many opportunities to reduce environmental impacts and innovate in this sector businesses. However, due to the high complexity inherent in environmental innovations, cooperation with different stakeholders is important for companies that wish to develop environmentally sustainable innovations. Thus, the study aims to understand how cooperative strategies drive the development of green innovations in a fashion industry. In methodological terms, a literature review was combined with a case study in a fashion startup with innovative business and sustainability as the defining feature. As a result, the cooperation that the company has with its stakeholders is presented. Such cooperation occurs mainly with suppliers and customers, in different stages of the production process, such as production, commercialization and reverse logistics. For future studies, it is suggested to expand the sample, study in other sectors and propose a framework to assist different organizations in the implementation of cooperative strategies for the development of green innovations.