Resumo

Título do Artigo

UM ESTUDO SOBRE AS ESTRATÉGIAS DE INOVAÇÃO DO MODELO DE NEGÓCIO EM FINTECHS DO RS
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Modelo de negócio. Fintech
Business model. Fintech

Área

Inovação

Tema

Empreendedorismo Inovador

Autores


Warning: Undefined array key "adm" in /home/storage/6/83/3f/ecoinovar/public_html/8ecoinovar/trabalho.php on line 1388

Warning: Undefined array key "adm" in /home/storage/6/83/3f/ecoinovar/public_html/8ecoinovar/trabalho.php on line 1388

Warning: Undefined array key "adm" in /home/storage/6/83/3f/ecoinovar/public_html/8ecoinovar/trabalho.php on line 1388
Nome
1 - Isaque Guilhermando köche
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - CCSH
2 - Debora Bobsin
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Departamento de Ciências Administrativas
3 - Daiana de Marco
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Santa Maria

Reumo

As Fintech são organizações do tipo startups que fornecem serviços financeiros inovadores habilitados pelas tecnologias da Informação (Zavolokina et al., 2016). Esses novos negócios têm atraído bilhões em investimentos ao redor do mundo e levado o universo das Fintechs a crescer exponencialmente. Nesse sentido, a presente pesquisa procurou investigar o modelo e as estratégias de inovação do modelo de negócio das Fintechs do Rio Grande do Sul, assim como, as estratégias de inovação encontradas no trabalho de Caria (2017) - monetização de dados, foco centrado no cliente e ecossistema. Para atingir tais objetivos, adotou-se uma abordagem qualitativa através de entrevistas semi-estruturadas com gestores, clientes e participantes do ecossistema de quatro Fintechs do Rio Grande do Sul. Referente ao perfil das Fintechs estudadas, todas se concentram no Rio Grande do Sul e estão sediadas em ambientes compartilhados, ou seja, em ecossistemas de inovação. Além disso, todas iniciaram suas operações a partir de 2017, o que indica uma contemporaneidade das organizações no contexto brasileiro. Essas buscam através do ecossistema parceiros para alavancar e proporcionar escalabilidade em seus negócios. Já em relação à estratégia de monetização de dados, constata-se, atualmente, que os dados não são uma fonte de receita. O foco centrado no cliente, apontou que as Fintechs têm foco centrado no cliente ao interagirem com seus consumidores. Como sugestão de pesquisas futuras, sugere-se a elaboração de estudos sobre as estratégias de inovação do modelo negócio encontradas no trabalho.
Fintech are startup-type organizations providing innovative financial services enabled by information technologies (Zavolokina et al., 2016). These new businesses have attracted billions of investments around the world and led the Fintech universe to grow exponentially. In this sense, the present research sought to investigate the model and innovation strategies of the Fintechs business model of Rio Grande do Sul, as well as the innovation strategies found in Caria (2017) - data monetization, focus on the customer and ecosystem. To achieve these objectives, a qualitative approach was adopted through semi-structured interviews with managers, customers and participants of the ecosystem of four Rio Grande do Sul Fintechs. Regarding the profile of the studied Fintechs, all focus on Rio Grande do Sul and They are based in shared environments, that is, in innovation ecosystems. In addition, all began operations from 2017, which indicates a contemporaneity of organizations in the Brazilian context. They seek through the ecosystem partners to leverage and provide scalability in their business. In relation to the data monetization strategy, it is currently found that data is not a source of revenue. The customer-centric focus pointed out that Fintechs have customer-centric focus when interacting with their consumers. As a suggestion of future research, it is suggested to elaborate studies on the business model innovation strategies found at work.