Resumo

Título do Artigo

PROPOSTA DE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PARA UMA IMOBILIÁRIA LOCALIZADA NA CIDADE DE SANTA MARIA/RS
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Planejamento estratégico; ferramentas; imobiliária
Strategic planning; tools; real estate

Área

Estratégia

Tema

Gestão Estratégica de Marketing

Autores


Warning: Undefined array key "adm" in /home/storage/6/83/3f/ecoinovar/public_html/8ecoinovar/trabalho.php on line 1388

Warning: Undefined array key "adm" in /home/storage/6/83/3f/ecoinovar/public_html/8ecoinovar/trabalho.php on line 1388

Warning: Undefined array key "adm" in /home/storage/6/83/3f/ecoinovar/public_html/8ecoinovar/trabalho.php on line 1388
Nome
1 - Cristina Anita Cassol
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Centro de Ciências Sociais e Humanas
2 - Roberto Vicente Cassol Junior
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - CENTRO DE ARTES E LETRAS
3 - Liara de Oliveira Müller
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Administração

Reumo

O presente trabalho teve como objetivo a elaboração de uma proposta de planejamento estratégico para uma imobiliária localizada na cidade de Santa Maria - RS. A pesquisa caracteriza-se como descritiva, com abordagem qualitativa e a coleta de dados foi por meio de observação direta da realidade da imobiliária, por meio de reuniões e entrevistas informais realizadas com a proprietária da empresa. O planejamento estratégico foi elaborado utilizando-se duas ferramentas, sendo elas a Matriz SWOT, business model canvas para apresentação dos resultados. A partir das análises realizadas por meio das ferramentas, foi possível evidenciar a importância do planejamento estratégico para as empresas, independentemente de seu porte. Os resultados demonstram quais são as diretrizes que a imobiliária visa seguir e constrói planos de ação, com o objetivo de maximizar os resultados e expandir no mercado, por meio da conquista de novos clientes, melhorando sua competitividade.
The present work had the objective of elaborating a strategic planning proposal for the company, located in the Camobi neighborhood, in Santa Maria - RS. The research is characterized as descriptive, with qualitative approach and data collection was through direct observation of the environmental reality of the real estate through meetings with informal interviews with the owner of the company. The strategic planning was elaborated from the use of two tools, being SWOT Matrix, Business model canvas to present the results. From the analysis performed through the tools, it was possible to highlight the importance of strategic planning for companies, regardless of their size. The results demonstrate the goals that a company aims to follow and build action plans, with the objective of maximizing results and expanding the market, by winning new customers, improving its competitiveness.