Planejamento estratégico; ferramentas; imobiliária
Strategic planning; tools; real estate
Área
Estratégia
Tema
Gestão Estratégica de Marketing
Autores
Nome
1 - Cristina Anita Cassol Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Centro de Ciências Sociais e Humanas
Warning: Undefined array key "adm" in /home/storage/6/83/3f/ecoinovar/public_html/8ecoinovar/trabalho.php on line 1388
2 - Roberto Vicente Cassol Junior Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - CENTRO DE ARTES E LETRAS
Warning: Undefined array key "adm" in /home/storage/6/83/3f/ecoinovar/public_html/8ecoinovar/trabalho.php on line 1388
3 - Liara de Oliveira Müller Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Administração
Warning: Undefined array key "adm" in /home/storage/6/83/3f/ecoinovar/public_html/8ecoinovar/trabalho.php on line 1388
Reumo
O presente trabalho teve como objetivo a elaboração de uma proposta de planejamento estratégico para uma imobiliária localizada na cidade de Santa Maria - RS. A pesquisa caracteriza-se como descritiva, com abordagem qualitativa e a coleta de dados foi por meio de observação direta da realidade da imobiliária, por meio de reuniões e entrevistas informais realizadas com a proprietária da empresa. O planejamento estratégico foi elaborado utilizando-se duas ferramentas, sendo elas a Matriz SWOT, business model canvas para apresentação dos resultados. A partir das análises realizadas por meio das ferramentas, foi possível evidenciar a importância do planejamento estratégico para as empresas, independentemente de seu porte. Os resultados demonstram quais são as diretrizes que a imobiliária visa seguir e constrói planos de ação, com o objetivo de maximizar os resultados e expandir no mercado, por meio da conquista de novos clientes, melhorando sua competitividade.
The present work had the objective of elaborating a strategic planning proposal for the company, located in the Camobi neighborhood, in Santa Maria - RS. The research is characterized as descriptive, with qualitative approach and data collection was through direct observation of the environmental reality of the real estate through meetings with informal interviews with the owner of the company. The strategic planning was elaborated from the use of two tools, being SWOT Matrix, Business model canvas to present the results. From the analysis performed through the tools, it was possible to highlight the importance of strategic planning for companies, regardless of their size. The results demonstrate the goals that a company aims to follow and build action plans, with the objective of maximizing results and expanding the market, by winning new customers, improving its competitiveness.