Resumo

Título do Artigo

SUPORTES ORGANIZACIONAIS COMO MECANISMOS MOTIVACIONAIS PARA O ALCANCE DOS OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEIS
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Palavras Chave

Suportes organizacionais; motivação; teorias motivacionais; crescimento econômico sustentável.
Organizational supports; motivation; motivational theories; sustainable economic growth.

Área

Estratégia

Tema

Gestão Estratégica de Pessoas

Autores


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Nome
1 - Mayara Bertazo Gaube
Faculdade Metodista de Santa Maria - FAMES - Santa Maria
2 - Matheus Miller de Campos Viana
FACULDADE METODISTA DE SANTA MARIA - Centenário
3 - Márcia Bandeira Landerdahl Maggioni
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - PPGA
4 - Simone Bochi Dorneles
Instituto Federal Farroupilha - IFFar SVS - São Vicente

Reumo

A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável foi desenvolvida durante uma reunião entre representantes internacionais na sede da Organização das Nações Unidas em 2015, estabelecendo objetivos a serem atingidos até o ano de 2030. Dentre os Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável (ODS) está a promoção do crescimento econômico sustentável, com emprego pleno e produtivo e trabalho decente para todos. Diante da concorrência crescente no mundo dos negócios, as empresas devem se preocupar em encontrar diferenciais competitivos perante as demais organizações. As pessoas são um dos principais pilares das organizações e é tarefa da gestão do capital humano desenvolver meios para aumentar o valor e a eficácia das pessoas de acordo com a sua estratégia organizacional. Investir na criação de um ambiente favorável ao desempenho das tarefas pode se tornar uma vantagem competitiva às organizações, ao mesmo tempo em que auxilia na realização das metas estabelecidas pelos ODS. Uma forma de se alcançar isso é por meio do provimento de suportes organizacionais como mecanismos motivacionais. Quando motivados, os colaboradores conseguem manter esforços direcionados às metas organizacionais, podendo gerar resultados mais favoráveis. Assim, compreender os fatores que motivam as pessoas e construir suportes organizacionais a partir deles tem relevância no contexto atual. O objetivo deste estudo foi analisar a percepção dos colaboradores de uma empresa de varejo sobre o suporte social e organizacional, relacionando os resultados obtidos com a motivação e suas teorias e aliando as questões comportamentais aos ODS. As descobertas realizadas por meio de análise quantitativa demonstraram que a percepção do suporte oferecido é satisfatória, sendo o suporte de maior incidência o organizacional, em que as principais associações se referem aos vínculos e ao envolvimento do trabalhador com a organização.
The 2030 Agenda for Sustainable Development was created during a meeting among international representatives at UN Headquarters in 2015, when the Sustainable Development Goals (SDGs) were defined to be met until 2030. Amongst these goals, it is the sustainable economic growth, with full and productive employment and decent work for all. In a context where the business environment is getting more competitive, the organizations need to find ways to differentiate themselves and to get a larger market share. People is one of the main pillars of an organization and it is human capital management’s task to develop ways to increase people’s value and efficacy according to business’ strategies. To invest in a favorable work environment may become a competitive advantage to organizations and facilitate the accomplishment of the SDGs. A way to do this is to provide the organizational supports as motivational mechanisms. If motivated, the employees can make efforts in order to achieve the organizational goals and to generate better results. Thus, to comprehend the factors that motivate people and to build organizational supports from them is relevant at the actual context. This study aimed to analyze the perception of the employees of a retail conglomerate about the social and organizational supports, making relations between the obtained results with the motivational theories and between the behavioral issues and the SDGs. From a quantitative analysis, the research's findings showed that the perception of the offered supports is satisfactory. The most representative support is the organizational one, in which the main associations refer to the worker’s bonds and involvement to the organization.