Resumo

Título do Artigo

ESTUDO DE CONCRETO COM O USO DE POZOLANAS
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Cinza de casca de arroz, Sílica de casca de arroz, Concreto.
Rice husk ash, Rice husk silica, Concrete

Área

Sustentabilidade

Tema

Temas Emergentes em Sustentabilidade

Autores


Warning: Undefined array key "adm" in /home/storage/6/83/3f/ecoinovar/public_html/8ecoinovar/trabalho.php on line 1388

Warning: Undefined array key "adm" in /home/storage/6/83/3f/ecoinovar/public_html/8ecoinovar/trabalho.php on line 1388
Nome
1 - Cristiane Carine dos Santos
Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Programa de Pós - Graduação em Engenharia Civil - Construção e Infraestrutura
2 - Paulo Vinicius Fischer Martins
-

Reumo

O presente trabalho buscou analisar e comparar o potencial do uso da cinza de casca de arroz (CCA) e da sílica de casca de arroz (SCA) em misturas separadas, como material de substituição parcial do cimento e também a redução do mesmo em diferentes traços de concreto. Para tanto, produziu-se um traço referência, e a partir dele realizaram-se as substituições e reduções parciais de cimento em diferentes teores. As análises permitiram identificar qual das duas pozolanas estudadas apresentou o melhor desempenho quanto a resistência à compressão axial, absorção de água, índice de vazios, massa específica e abatimento do concreto. O estudo mostrou que quanto maior for o índice de substituição de cimento por alguma das pozolanas maior será a consistência adquirida pelo concreto, perdendo a fluidez. As misturas apresentaram-se com pouca diferença entre si quanto ao índice de vazios, massa especifica e absorção de água. A mistura que atingiu a maior resistência à compressão axial foi o S2 (10% de SCA), aos 91 dias de idade, com 25,23% de resistência a mais que o concreto referência. Porém, a mistura S6 (10% de SCA+10% de redução) foi a que mais conseguiu-se substituir e reduzir a quantidade de cimento mantendo assim praticamente as mesmas características que o traço referência. O estudo mostra que os traços com SCA tiveram resultados superiores aos traços com CCA, também, que é viável a substituição parcial do cimento por qualquer um dos dois tipos de pozolanas estudadas, aumentando a resistência a compressão axial do concreto, conseguindo benefícios técnicos e economia financeira, uma vez que diminui o consumo de cimento e consegue-se dar um fim adequado a esses resíduos. Palavras-chave: Cinza de casca
The aim of the present work was to analyze and compare the potential of the use of rice husk ash (CCA) and rice husk silica (SCA) in separate mixtures, as a partial replacement material for the cement and also the reduction of the same in different traces of concrete. In order to do so, a reference trait was produced, and from this the substitutions and partial reductions of cement were carried out at different levels. The analyzes allowed to identify which of the two pozzolans studied presented the best performance regarding the axial compressive strength, water absorption, voids index, specific mass and concrete abatement. The study showed that the higher the cement substitution rate for some of the pozzolans, the greater the consistency acquired by the concrete, losing its fluidity. The mixtures presented little difference between them in the voids index, specific mass and water absorption. The mixture that achieved the highest axial compressive strength was S2 (10% SCA), at 91 days of age, with 25.23% more resistance than the reference concrete. However, the S6 blend (10% SCA + 10% reduction) was most successfully replaced and reduced the amount of cement thus practically maintaining the same characteristics as the reference trace. The study shows that the traces with SCA had superior results to the traces with CCA, also, that it is feasible the partial replacement of the cement by any of the two types of pozolanas studied, increasing the resistance to axial compression of the concrete, obtaining technical benefits and economy because it reduces the consumption of cement and an adequate end to these wastes is achieved.