Resumo

Título do Artigo

SUPORTE SOCIAL NO TRABALHO: UMA ANÁLISE COM TRABALHADORES DO SETOR DE TECNOLOGIA E INFORMAÇÃO
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Palavras Chave

Suporte social no trabalho, relacionamentos interpessoais, colaboradores, comportamento
Social support at work, interpersonal relationships, employees, behavior

Área

Estratégia

Tema

Gestão Estratégica de Pessoas

Autores


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Nome
1 - gabrielle loureiro de avila costa
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Administração
2 - Tais de Andrade
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - DCA
3 - Tarízi Cioccari Gomes
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Programa de Pós-Graduação em Administração

Reumo

O presente estudo buscou verificar a percepção de colaboradores do setor de Tecnologia da Informação a respeito do Suporte Social no Trabalho. Para isso, foram aplicados questionários aos colaboradores do setor de TI em 41 empresas, tanto no RS quanto em outros estados do Brasil. O instrumento adotado foi a Escala de Percepção de Suporte Social no Trabalho, validada por Siqueira e Gomide Jr. (2008). Dentre os principais resultados encontrados, pode-se verificar que houve alterações nas variáveis, sendo algumas realocadas entre os três fatores. A maior média foi de 4,11 para o Suporte Instrumental, demonstrando que, para os colaboradores pesquisados, as empresas proporcionam recursos materiais para as atividades serem executadas.. Além disso, o perfil predominante do sexo masculino (74,4%), com média de idade de 30,67 anos, nível de escolaridade de Ensino Superior Completo (47,2%) e o estado civil preponderante dos colaboradores é solteiro (54,4%). Por fim, sugere-se que as empresas desenvolvam estratégias de gestão que possibilitam melhores relações interpessoais, a fim de que os gestores compreendam o comportamento de seus colaboradores e possam planejar ações que propiciam o desenvolvimento de comportamentos de ajuda mútua dentro da organização, melhorando, com isso, os resultados organizacionais.
This study aimed to verify the perception of employees of the Information Technology sector regarding Social Support at Work. For this, questionnaires were applied to IT employees in 41 companies, both in RS and in other states of Brazil. The instrument adopted was the Social Support at Work Perception Scale, validated by Siqueira and Gomide Jr. (2008). Among the main results found, it can be verified that there were changes in the variables, some of which were reallocated among the three factors. The highest average was 4.11 for Instrumental Support, demonstrating that, for employees surveyed, companies provide material resources for the activities to be performed. In addition, the predominant male profile (74.4%), with average age of 30.67 years, complete higher education level (47.2%) and the predominant marital status of employees is single (54.4%). Finally, it is suggested that companies develop management strategies that enable better interpersonal relationships, so that managers understand the behavior of their employees and can plan actions that promote the development of mutual aid behaviors within the organization, improving, with that, the organizational results.