Resumo

Título do Artigo

A LOGÍSTICA REVERSA DE PNEUS INSERVÍVEIS EM SANTA MARIA - RS
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Logística reversa; Pneus; Sustentabilidade.
Reverse logistics; Sustainability; Tires.

Área

Sustentabilidade

Tema

Produção, Cadeia de Suprimento e Logística Sustentável

Autores


Warning: Undefined array key "adm" in /home/storage/6/83/3f/ecoinovar/public_html/8ecoinovar/trabalho.php on line 1388

Warning: Undefined array key "adm" in /home/storage/6/83/3f/ecoinovar/public_html/8ecoinovar/trabalho.php on line 1388

Warning: Undefined array key "adm" in /home/storage/6/83/3f/ecoinovar/public_html/8ecoinovar/trabalho.php on line 1388
Nome
1 - CÂNDIDO MARIANO HONEIDE DE ALMEIDA ATARÃO
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Santa Maria
2 - Jessica Rodrigues Szulzevski
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Programa de Pós-Graduação em Gestão de Organizações Públicas
3 - Rone Maria Rachele De David
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Programa de Pós-Graduação em Gestão de Organizações Públicas

Reumo

Este artigo objetiva analisar a destinação de pneus inservíveis sob a ótica da logística reversa na cidade de Santa Maria, no Estado do Rio Grande do Sul (RS). Observa-se que a logística reversa de pneus inservíveis evita os malefícios que podem ser produzidos caso esse tipo de material seja descartado de forma inconsequente na natureza, bem como constitui oportunidade de negócio de fluxo constante haja vista o tempo de vida útil dos pneus e a quantidade de veículos em circulação. Para obtenção dos dados deste artigo utilizou-se a abordagem qualitativa por meio de entrevistas semiestruturadas respondidas pelas duas empresas de logística reversa de pneus inservíveis que atuam na cidade de Santa Maria – RS. Assim, verificou-se que as microempresas de manutenção de veículos sobre rodas, como oficinas de bicicletas, motocicletas e automóveis não dispõem de local adequado para depositar corretamente os pneus inservíveis até o recolhimento desses itens pelas empresas especializadas, razão pela qual resolvem esse problema com medidas imediatistas sem custos, como descarte em contêineres de recolhimento de lixo doméstico ou doação para aplicação de pneus como material de preenchimento de fendas causadas pela erosão do solo. Dessa forma, essas práticas desrespeitam a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), conforme Lei nº 12.305/10, o que requer ações públicas focadas nos gestores das microempresas de manutenção de veículos sobre rodas, a fim de conscientizá-los, motivá-los e fiscalizá-los para assegurar o cumprimento dos processos da logística reversa de pneus inservíveis.
This article aims to analyze the destination of waste tires from the perspective of reverse logistics in the city of Santa Maria, State of Rio Grande do Sul (RS). It is observed that the reverse logistics of waste tires prevents the damage that can be produced if this type of material is discarded in an inconsistent way in nature, as well as constitutes business constant opportunity due to the useful life of the tires and number of vehicles in circulation. To obtain the data of this article, the qualitative approach was used through semi-structured interviews answered by the two reverse logistics companies of waste tires that operate in the city of Santa Maria - RS. Thus, it has been found that micro-enterprises of maintenance on wheeled vehicles, such as bicycles, motorcycles and automobiles did not have a suitable place to dispose of waste tires correctly until such items are collected by specialized companies, so which is why they solve this problem with immediate measures at no cost, such as disposal in domestic refuse collection containers or donation for tire application as filling material in grooves caused by soil erosion. Therefore, these practices do not comply with the National Solid Waste Policy (PNRS), in accordance with Law No. 12.305/10, which requires public actions focused of managers of micro-enterprises to maintain vehicles on wheels, in order to raise awareness, motivate them and supervise them to ensure compliance with the processes of reverse logistics of waste tires.