Resumo

Título do Artigo

GESTÃO DE RISCOS ORGANIZACIONAIS: UMA ANÁLISE DE ORGANIZAÇÃO DO SETOR VAREJISTA BRASILEIRO
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Gestão de Riscos, Estratégia, Varejo, ISO 31000
Risk Management, Strategy, Retail, ISO 31000

Área

Estratégia

Tema

Temas Emergentes em Estratégia

Autores


Warning: Undefined array key "adm" in /home/storage/6/83/3f/ecoinovar/public_html/8ecoinovar/trabalho.php on line 1388

Warning: Undefined array key "adm" in /home/storage/6/83/3f/ecoinovar/public_html/8ecoinovar/trabalho.php on line 1388

Warning: Undefined array key "adm" in /home/storage/6/83/3f/ecoinovar/public_html/8ecoinovar/trabalho.php on line 1388
Nome
1 - Ismael Alan Halberstadt
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Campus Camobi
2 - Jocias Maier Zanatta
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Programa de Pós-Graduação em Administração
3 - Alberto Granzotto
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - CCSH

Reumo

Gestão de riscos, em seu escopo de estudos e atividades, é responsável pela minimização e mitigação dos eventos possivelmente negativos em qualquer organização. Em se tratando de empresas varejistas, a realidade é ainda mais desafiadora, uma vez que as revoluções tecnológicas são responsáveis por oportunidades e ameaças cada vez mais próximas das empresas, bem como a terminologia omnichannel (KOTLER, KARTAJAYA E HERMAWAN, 2017) é uma necessidade de adaptação estratégica para a continuidade destas empresas. Por meio de um estudo de caso, utilizando uma empresa varejista de calçados, utilizando-se de entrevistas com gestor da empresa foi possível a execução do presente estudo. À luz da ISO 31000 e do Referencial Básico de Gestão de Riscos do Tribunal de Contas da União (TCU) foi possível identificar os principais riscos inerentes à categoria empresarial, bem como elaborar planos para determinadas contingências verificadas, tais como a indisponibilidade de internet e limitações dos sistemas utilizados pela empresa.
Risk management, in its scope of studies and activities, is responsible for minimizing and mitigating potentially negative events in any organization. When it comes to retail businesses, the reality is even more challenging as technological revolutions are responsible for ever-closer opportunities and threats from businesses, and omnichannel terminology (KOTLER, KARTAJAYA & HERMAWAN, 2017) is a necessity. strategic adaptation to the continuity of these companies. Through a case study, using a shoe retailer, using interviews with the company's manager, it was possible to perform this study. In light of the ISO 31000 and the Tribunal de contas da União (TCU) Basic Risk Management Standard, it was possible to identify the main risks inherent to the corporate category, as well as to prepare plans for certain verified contingencies, such as internet unavailability and limitations. of the systems used by the company.