Resumo

Título do Artigo

TURISMO E SUSTENTABILIDADE: AS METAS DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL (SDGS) E AS AÇÕES DO SETOR DE TURISMO
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Palavras Chave

Sustentabilidade e Turismo
Sustentabilidade e Turismo

Área

Sustentabilidade

Tema

Educação e Sustentabilidade

Autores


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Nome
1 - Patrick Flores Soares
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Campus Camobi
2 - Fábio Zanini de Paula
-
3 - DALVA MARIA RIGHI DOTTO
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - DEPARTAMENTO DE TURISMO

Reumo

O desenvolvimento sustentável é composto por quatro princípios: ambiental, sociocultural, econômico e político-institucional, que mantêm uma forte relação entre si e precisam ser planejados conjuntamente. Nesta perspectiva, o Ministério do Turismo brasileiro define turismo sustentável como uma “atividade que satisfaz as necessidades dos visitantes e as necessidades socioeconômicas das regiões receptoras, enquanto os aspectos culturais, a integridade dos ambientes naturais e a diversidade biológica são mantidos para o futuro” (2009) e considera estes princípios como fundamentais para o Programa de Regionalização do Turismo. Para acompanhar ações de sustentabilidade foram criados indicadores e metas que possibilitam um acompanhamento das práticas realizadas e, dentre os mais difundidos internacionalmente, cita-se as Metas do Desenvolvimento Sustentável (SDGS), oriundas do documento Tourism and the Sustainable Development Goals – Journey to 2030, que foram utilizadas como referência para o presente estudo que objetivou verificar se as empresas do segmento turístico estão em conformidade com as referidas metas em suas ações. A metodologia escolhida foi a pesquisa quantitativa, utilizando amostragem não-probabilística por conveniência. O instrumento de coleta de dados foi um questionário com as 17 afirmações (SDGS), avaliadas pelos respondentes através de uma escala semântica de conformidade com intervalos de 1 a 5, na qual 1 indica nenhuma conformidade e 5 denota total conformidade com o que foi afirmado.
Sustainable development consists of four principles: environmental, socio-cultural, economic and political-institutional, which maintain a strong relationship with each other and need to be jointly planned. In this perspective, the Brazilian Ministry of Tourism defines sustainable tourism as an “activity that meets the needs of visitors and the socioeconomic needs of the receiving regions, while cultural aspects, the integrity of natural environments and biological diversity are maintained for the future” ( 2009) and considers these principles to be fundamental to the Tourism Regionalization Program. In order to monitor sustainability actions, indicators and targets were created that enable the monitoring of the practices performed and, among the most widespread internationally, the Sustainable Development Goals (SDGS), from the document Tourism and the Sustainable Development Goals - Journey to 2030, are cited. , which were used as reference for the present study that aimed to verify if the companies of the tourist segment are in compliance with the referred goals in their actions. The chosen methodology was the quantitative research, using non-probabilistic convenience sampling. The data collection instrument was a questionnaire with 17 statements (SDGS), evaluated by respondents through a semantic scale of compliance with intervals from 1 to 5, where 1 indicates no compliance and 5 denotes full compliance with what was stated.