1 - Thiago Antônio Beuron Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA - Dom Pedrito
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2 - Valéria Garlet Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - CCSH
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3 - lUCAS VEIGA AVILA Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Cachoeira do Sul
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4 - Laércio André Gassen Balsan Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Centro de Ciências Sociais e Humanas
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5 - Lúcia Rejane da Rosa Gama Madruga -
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Reumo
Diferentes abordagens teóricas abordam o papel das instituições de ensino na promoção de comportamentos que colaboram com o contexto de sustentabilidade e o cumprimento da Agenda 2030, que apresenta os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (ODS). Este estudo buscou contribuir com a área a partir da proposição de um instrumento capaz de avaliar o conjunto de comportamentos requeridos para o contexto da sustentabilidade. O questionário proposto foi aplicado por meio de um survey em uma Universidade Federal brasileira, tendo como população a comunidade acadêmica de 10 campi (docentes, discentes e técnicos em educação). A pesquisa, predominantemente quantitativa, adotou as seguintes etapas: desenvolvimento, análise de conteúdo, análise da confiabilidade e validade da escala para identificar os fatores determinantes dos Comportamentos para a Sustentabilidade. O instrumento foi submetido à validade de conteúdo, com realização de sua avaliação por oito especialistas na área e pré-teste com 15 sujeitos. A partir da avaliação dos especialistas e do pré-teste foi possível verificar a adequação conceitual e a compreensibilidade dos itens aos indivíduos. A amostra final foi composta por 509 casos e permitiu, por meio da análise fatorial exploratória e confirmatória, a validação da Escala de Comportamentos para a Sustentabilidade (ECOS). A ECOS ficou composta por três fatores: Consumo Consciente, Preocupação com o meio ambiente e Desperdício. O instrumento desenvolvido mostrou bons índices e evidências de validade de conteúdo e de confiabilidade, sendo que sua utilização permitirá uma análise com maior confiabilidade dos comportamentos em prol da sustentabilidade em universidades e em outros contextos.
Different theoretical approaches address the role of education institutions in promoting collaboration with the sustainability context and meeting the 2030 agenda from the perspective of education for sustainable development. This study sought to contribute to an area from the proposal of an instrument capable of evaluating the set of applications needed for the sustainability context. The adopted questionnaire was applied through a research in a Brazilian federal university, having as population a academic community of 10 fields (teachers, students and technicians in education). A predominantly quantitative research adopted the following steps: development, content analysis, scale analysis and validation, and scale validation to identify the determinants of sustainability bearers. The instrument was subjected to content validity, with its evaluation performed by eight experts in the field and pretest with 15 subjects. From the expert evaluation and the pretest, it was possible to verify the conceptual adequacy and comprehensibility of the items to be selected. A final sample consisted of 509 cases and allowed, through exploratory and confirmatory factor analysis, a validation of the Sustainability Behavior Scale (ECOS). An ECOS was made up of three factors: Conscious Consumption, Concern for the Environment and Waste. The instrument presented good indexes and allowed the validation of content and codes, and their use can be analyzed with a greater analysis of the use requirements for sustainability in universities and other contexts.