Resumo

Título do Artigo

OS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO BÁSICA E A SATISFAÇÃO NO TRABALHO NA REDE ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL/RS
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Professores. Trabalho. Satisfação.
Teachers. Job. Satisfaction.

Área

Estratégia

Tema

Gestão Estratégica de Pessoas

Autores


Warning: Undefined array key "adm" in /home/storage/6/83/3f/ecoinovar/public_html/8ecoinovar/trabalho.php on line 1388
Nome
1 - Angeluce Comoretto Parcianello
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - ADMINISTRAÇÃO

Reumo

O presente trabalho teve por objetivo avaliar a satisfação no trabalho de professores da rede estadual de Educação Básica do Estado do Rio Grande do Sul por meio de aplicação de questionários em escolas de dois municípios desse Estado. O método utilizado para a realização da pesquisa tem caráter quantitativo e descritivo, utilizando a Escala de Satisfação no Trabalho criada por Siqueira (2008). Portanto, os dados foram coletados em duas cidades localizadas no interior do Estado do Rio Grande do Sul/RS. Com a investigação foi possível traçar um perfil desses docentes e conhecer seus principais descontentamentos e também aspectos positivos de seus ambientes de trabalho. Desta forma, o perfil predominante encontrado foi de mulheres, casadas, com idade entre 40-49 anos. Sendo que a maior parcela das participantes da pesquisa possui nível superior com especialização e atuam há pelo menos 20 anos como professor(as). Ainda foi possível concluir que a grande maioria desses professores atua em mais de uma escola, enfrentando diariamente problemas que somam a insatisfação no trabalho. Das cinco dimensões estudadas, as dimensões: colegas de trabalho e chefias apresentaram um grau de satisfação bem elevado para a maioria dos entrevistados. Já para as dimensões: salários, promoções na carreira e o próprio trabalho os índices de satisfação foram baixíssimos, demonstrando uma enorme insatisfação entre a maior parte dos respondentes desta pesquisa. As limitações enfrentadas neste estudo foram relacionadas a coleta de dados, pela impossibilidade de generalizar os resultados para outros estados do Brasil. Os autores sugerem pesquisas futuras podendo ser realizadas incluindo outros estados para comparação dos resultados encontrados
This study aimed to evaluate the job satisfaction of teachers of the state basic education network of the state of Rio Grande do Sul by applying questionnaires to schools in two municipalities of that state. The method used to conduct the research is quantitative and descriptive, using the Job Satisfaction Scale created by Siqueira (2008). Therefore, data were collected in two cities located in the interior of Rio Grande do Sul State / RS. With the investigation it was possible to draw a profile of these teachers and to know their main discontents and also positive aspects of their work environments. Thus, the predominant profile found was married women aged 40-49 years. Since most of the research participants have higher education with specialization and have been working for at least 20 years as a teacher. It was also possible to conclude that the vast majority of these teachers work in more than one school, facing daily problems that add up to dissatisfaction at work. Of the five dimensions studied, the dimensions: co-workers and bosses presented a very high degree of satisfaction for most interviewees. Regarding the dimensions: salaries, career promotions and the work itself, the satisfaction rates were very low, showing a huge dissatisfaction among most respondents of this survey. The limitations faced in this study were related to data collection, as it was impossible to generalize the results to other states in Brazil. The authors suggest future research could be performed including other states to compare the results found.