Resumo

Título do Artigo

ECOTURISMO E ECOJORNALISMO: PRÁTICAS E PERCEPÇÕES SOB A ÓTICA DE AGENTES DE TURISMO DO ESTADO DE SANTA CATARINA
Abrir Arquivo

Palavras Chave

agentes, sustentabilidade, desenvolvimento, turismo, eco jornalismo
agents, sustainability, development, tourism, eco journalism

Área

Sustentabilidade

Tema

Temas Emergentes em Sustentabilidade

Autores


Warning: Undefined array key "adm" in /home/storage/6/83/3f/ecoinovar/public_html/8ecoinovar/trabalho.php on line 1388

Warning: Undefined array key "adm" in /home/storage/6/83/3f/ecoinovar/public_html/8ecoinovar/trabalho.php on line 1388

Warning: Undefined array key "adm" in /home/storage/6/83/3f/ecoinovar/public_html/8ecoinovar/trabalho.php on line 1388

Warning: Undefined array key "adm" in /home/storage/6/83/3f/ecoinovar/public_html/8ecoinovar/trabalho.php on line 1388
Nome
1 - Verediane Sander
Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP) - Caçador
2 - Gislaine Cristina Borini
Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP) - Cacador
3 - Rosana Claudio Silva Ogoshi
-
4 - CESAR AUGUSTUS WINCK
Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP) - Caçador

Reumo

Esta pesquisa tem como objetivo descrever a atual situação do ecoturismo no estado de Santa Catarina, além de refletir quanto à influência das mídias sociais na promoção do mesmo e o perfil dos agentes de turismo que o praticam. Para sua elaboração o trabalho aconteceu em três momentos distintos, sendo dois deles baseados em pesquisas bibliográficas, a busca pelo histórico de Santa Catarina trazendo a reflexão até os dias atuais, e a análise do impacto das mídias digitais no setor e como, ao desenvolvê-lo, pode-se encontra o crescimento social e cultural da região. Para refletir a atual situação do ecoturismo em Santa Catarina foi realizada uma pesquisa com 22 agentes de turismo registrados na Associação Brasileira de Agentes de Turismo – ABAV, se utilizando de um questionário com 27 questões, sendo aplicado via telefone e e-mail. Após levantamento dos dados identificou-se que o ecoturismo no estado ainda caminha a passos lentos, segundo dados coletados através da entrevista, os próprios agentes de turismo identificam uma crescente demanda de mercado para diferentes faixas etárias neste ramo, sendo que os mesmos ainda não possuem o devido treinamento. Também se verificou que o governo não disponibiliza nenhum incentivo para a área. Sugere-se para próximas pesquisas aumentar a abrangência da pesquisa para um maior número de agências.
This research aims to describe the current situation of ecotourism in the state of Santa Catarina, besides reflecting on the influence of social media on its promotion and the profile of tourism agents who practice it. For its elaboration the work happened in three distinct moments, two of them based on bibliographical research, the search for the history of Santa Catarina bringing the reflection to the present day, and the analysis of the impact of digital media in the sector and how, by developing it. so, one can find the social and cultural growth of the region. To reflect the current situation of ecotourism in Santa Catarina, a survey was conducted with 22 tourism agents registered with the Brazilian Association of Tourism Agents - ABAV, using a questionnaire with 27 questions, being applied via telephone and e- mail. After surveying the data, it was found that ecotourism in the state is still moving slowly, according to data collected through the interview, the tourism agents themselves identify a growing market demand for different age groups in this branch, and they still do not have the proper training. It was also found that the government does not provide any incentives for the area. Further research is suggested to increase the scope of research to a larger number of agencies.