1 - Verediane Sander Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP) - Caçador
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2 - Gislaine Cristina Borini Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP) - Cacador
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3 - Rosana Claudio Silva Ogoshi -
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4 - CESAR AUGUSTUS WINCK Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP) - Caçador
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Reumo
Esta pesquisa tem como objetivo descrever a atual situação do ecoturismo no estado
de Santa Catarina, além de refletir quanto à influência das mídias sociais na promoção do
mesmo e o perfil dos agentes de turismo que o praticam. Para sua elaboração o trabalho
aconteceu em três momentos distintos, sendo dois deles baseados em pesquisas bibliográficas,
a busca pelo histórico de Santa Catarina trazendo a reflexão até os dias atuais, e a análise do
impacto das mídias digitais no setor e como, ao desenvolvê-lo, pode-se encontra o
crescimento social e cultural da região. Para refletir a atual situação do ecoturismo em Santa
Catarina foi realizada uma pesquisa com 22 agentes de turismo registrados na Associação
Brasileira de Agentes de Turismo – ABAV, se utilizando de um questionário com 27
questões, sendo aplicado via telefone e e-mail. Após levantamento dos dados identificou-se
que o ecoturismo no estado ainda caminha a passos lentos, segundo dados coletados através
da entrevista, os próprios agentes de turismo identificam uma crescente demanda de mercado
para diferentes faixas etárias neste ramo, sendo que os mesmos ainda não possuem o devido
treinamento. Também se verificou que o governo não disponibiliza nenhum incentivo para a
área. Sugere-se para próximas pesquisas aumentar a abrangência da pesquisa para um maior
número de agências.
This research aims to describe the current situation of ecotourism in the state of
Santa Catarina, besides reflecting on the influence of social media on its promotion and the
profile of tourism agents who practice it. For its elaboration the work happened in three
distinct moments, two of them based on bibliographical research, the search for the history of
Santa Catarina bringing the reflection to the present day, and the analysis of the impact of
digital media in the sector and how, by developing it. so, one can find the social and cultural
growth of the region. To reflect the current situation of ecotourism in Santa Catarina, a survey
was conducted with 22 tourism agents registered with the Brazilian Association of Tourism
Agents - ABAV, using a questionnaire with 27 questions, being applied via telephone and e-
mail. After surveying the data, it was found that ecotourism in the state is still moving slowly,
according to data collected through the interview, the tourism agents themselves identify a
growing market demand for different age groups in this branch, and they still do not have the
proper training. It was also found that the government does not provide any incentives for the
area. Further research is suggested to increase the scope of research to a larger number of
agencies.