Resumo

Título do Artigo

OTIMIZAÇÃO E ESTUDO DOS EFEITOS PREJUDICIAIS NO REBAIXAMENTO DAS SUSPENSÕES DE VEÍCULOS DE DUAS RODAS
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Palavras Chave

Rebaixamento de suspensões. Otimização por enxame de partículas. Modelo veicular de duas rodas. Dinâmica vertical. Conforto e segurança.
Suspension lowering. Particle swarm optimization. Two-wheel vehicle model. Vertical dynamics. Comfort and safety.

Área

Sustentabilidade

Tema

Produção, Cadeia de Suprimento e Logística Sustentável

Autores


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Nome
1 - Rômulo Eduardo Kaeiski
-
2 - Luis Roberto Centeno Drehmer
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Engenharia Mecânica

Reumo

Este trabalho visa à otimização, bem como o estudo comparativo, dos efeitos da redução da suspensão nos veículos de duas rodas. Algumas práticas comuns consistem em retirar os anéis da mola e rebaixar o sistema de suspensão nos veículos, e este trabalho tem como objetivo avaliar os efeitos nocivos à saúde humana quando esta prática é realizada em veículos de duas rodas (motocicletas). Destaca-se o projeto de uma bancada experimental que combina um sistema hidráulico com um sistema oscilante de suspensão dianteira da moto, o desenvolvimento do modelo de cinco graus de liberdade (5-DOF) que representa o caso avaliado, e a otimização heurística do sistema de suspensão que usa as alturas da mola para garantir conforto e segurança. A função objetivo formulada atende os requisitos de conforto e segurança na tentativa de minimizar o valor root mean square (RMS) da aceleração vertical no assento da motocicleta, segundo as orientações das normas BS 6841 (1987), ISO 2631 (1997) e ISO 8608 (2016). A fonte de excitação aplicada no sistema veicular provém da bancada de testes hidráulica. Os resultados ilustram que a otimização pode reduzir em 67,61% o valor RMS da aceleração vertical para o caso mais severo ensaiado e rebaixado experimentalmente.
This work purposes the optimization as well as the comparative study of the effects of lowering suspension at two-wheel vehicles. Some common practices consist in to remove the rings of the spring and lowering the suspension system in vehicles, and this work aims to evaluate the harmful effects to human health when this practice is performed in two-wheel vehicles (motorbikes). Noteworthy is the design of an experimental workbench that combines a hydraulic system with an oscillating system of the motorbike’s front suspension, the development of five degrees of freedom (5-DOF) model which represents the evaluated case and the heuristic optimization of the suspension system which uses the spring heights to ensure comfort and safety. The proposed objective function uses the comfort and safety requirements to minimize the root mean square (RMS) vertical acceleration in the motorcycle's seat, according to the guidelines from BS 6841 (1987), ISO 2631 (1997) e ISO 8608 (2016). The excitation applied to the vehicle system was given from the hydraulic actuator coupled on the experimental workbench. The results elucidated that the optimization process can be reduced by 67.61% the RMS vertical acceleration in the worst case, tested and lowered, experimentally.