Empreendedorismo, Mulheres, Brasil.
Entrepreneurship, Women, Brazil.
Área
Inovação
Tema
Empreendedorismo Inovador
Autores
Nome
1 - Giulia Xisto de Oliveira Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Administração
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2 - Isabela Marques Kumer Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Santa Maria
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3 - Jéssica da Silva Maciel Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - CCSH
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4 - Reisoli Bender Filho -
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Reumo
Ser empreendedor exige coragem, ousadia e resiliência e essa função era
ocupada prioritariamente por homens. As ações empreendedoras que eram
predominantemente masculinas têm apresentado mudanças nos anos recentes, entre os
anos de 2002 e 2015 o número de empreendedores homens e mulheres no Brasil
demonstrou uma maior uniformidade. Frente a essa temática, busca-se analisar o
panorama do empreendedorismo feminino no Brasil por meio de um levantamento
bibliográfico. A análise demonstrou proximidade entre os índices femininos e
masculinos no que se refere a iniciativas para empreender, porém os índices femininos
decaem em relação a negócios já estabelecidos. Dessa forma, percebe-se que ainda
perduram desigualdades relacionadas ao número de empreendedores homens e
mulheres. Esse contexto possivelmente é impactado pela falta de apoio e incentivo para
empreendimentos femininos, bem como as dificuldades enfrentadas pelas mulheres
devido a necessidade de conciliar uma dupla jornada de trabalho, família e filhos.
Porém, identificou-se que houve um crescimento ao longo dos anos nos índices de
empreendedorismo feminino.
Being an entrepreneur requires courage, boldness and resilience, and this
function was primarily occupied by men. Entrepreneurial actions that were
predominantly male have shown changes in recent years, between the years of 2002 and
2015 the number of male and female entrepreneurs in Brazil has shown a greater
uniformity. In view of this theme, we seek to analyze the panorama of female
entrepreneurship in Brazil through a bibliographical survey. The analysis showed that
the female and male indices are close in relation to initiatives to be undertaken, but the
female indices decline in relation to established businesses. In this way, it can be seen
that there are still inequalities related to the number of male and female entrepreneurs.
This context is possibly impacted by the lack of support and encouragement for
women's entrepreneurship, as well as the difficulties faced by women due to the need to
reconcile a double working day, family and children. However, it was identified that
there was a growth over the years in the indices of female entrepreneurship.