Resumo

Título do Artigo

A PRESENÇA FEMININA NO CONTEXTO DO EMPREENDEDORISMO BRASILEIRO
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Palavras Chave

Empreendedorismo, Mulheres, Brasil.
Entrepreneurship, Women, Brazil.

Área

Inovação

Tema

Empreendedorismo Inovador

Autores


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Nome
1 - Giulia Xisto de Oliveira
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Administração
2 - Isabela Marques Kumer
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Santa Maria
3 - Jéssica da Silva Maciel
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - CCSH
4 - Reisoli Bender Filho
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Reumo

Ser empreendedor exige coragem, ousadia e resiliência e essa função era ocupada prioritariamente por homens. As ações empreendedoras que eram predominantemente masculinas têm apresentado mudanças nos anos recentes, entre os anos de 2002 e 2015 o número de empreendedores homens e mulheres no Brasil demonstrou uma maior uniformidade. Frente a essa temática, busca-se analisar o panorama do empreendedorismo feminino no Brasil por meio de um levantamento bibliográfico. A análise demonstrou proximidade entre os índices femininos e masculinos no que se refere a iniciativas para empreender, porém os índices femininos decaem em relação a negócios já estabelecidos. Dessa forma, percebe-se que ainda perduram desigualdades relacionadas ao número de empreendedores homens e mulheres. Esse contexto possivelmente é impactado pela falta de apoio e incentivo para empreendimentos femininos, bem como as dificuldades enfrentadas pelas mulheres devido a necessidade de conciliar uma dupla jornada de trabalho, família e filhos. Porém, identificou-se que houve um crescimento ao longo dos anos nos índices de empreendedorismo feminino.
Being an entrepreneur requires courage, boldness and resilience, and this function was primarily occupied by men. Entrepreneurial actions that were predominantly male have shown changes in recent years, between the years of 2002 and 2015 the number of male and female entrepreneurs in Brazil has shown a greater uniformity. In view of this theme, we seek to analyze the panorama of female entrepreneurship in Brazil through a bibliographical survey. The analysis showed that the female and male indices are close in relation to initiatives to be undertaken, but the female indices decline in relation to established businesses. In this way, it can be seen that there are still inequalities related to the number of male and female entrepreneurs. This context is possibly impacted by the lack of support and encouragement for women's entrepreneurship, as well as the difficulties faced by women due to the need to reconcile a double working day, family and children. However, it was identified that there was a growth over the years in the indices of female entrepreneurship.