Resumo

Título do Artigo

INFLUÊNCIA DA CAPACIDADE ABSORTIVA NO DESEMPENHO DE EMPRESAS PARTICIPANTES DE UMA REDE DE COOPERAÇÃO GAÚCHA.
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Capacidade Absortiva; Redes de Cooperação Empresarial; Desempenho.
Absorptive Capacity; Business Cooperation Networks; Performance.

Área

Inovação

Tema

Gestão da Inovação, da Tecnologia e da Propriedade Intelectual

Autores


Warning: Undefined array key "adm" in /home/storage/6/83/3f/ecoinovar/public_html/8ecoinovar/trabalho.php on line 1388

Warning: Undefined array key "adm" in /home/storage/6/83/3f/ecoinovar/public_html/8ecoinovar/trabalho.php on line 1388

Warning: Undefined array key "adm" in /home/storage/6/83/3f/ecoinovar/public_html/8ecoinovar/trabalho.php on line 1388

Warning: Undefined array key "adm" in /home/storage/6/83/3f/ecoinovar/public_html/8ecoinovar/trabalho.php on line 1388

Warning: Undefined array key "adm" in /home/storage/6/83/3f/ecoinovar/public_html/8ecoinovar/trabalho.php on line 1388
Nome
1 - Cristiane dos Santos de Medeiros Guerra
Universidade Franciscana - UFN - conjunto III
2 - Patrinês Aparecida França Zonatto
Universidade Franciscana - UFN - Departamento de Administração
3 - Renata Coradini Bianchi
Universidade Franciscana - UFN - Curso de Administração
4 - Soraya de Souza Soares
Universidade Franciscana - UFN - Conjunto 3
5 - Jorge Oneide Sausen
Universidade Regional do Noroeste do estado do Rio Grande do Sul - Campus Ijuí

Reumo

A capacidade absortiva das empresas que atuam em redes tende a influenciar seu desempenho. Logo, empresas com maiores níveis de capacidade absortiva são mais propensas a usufruírem dos benefícios da cooperação estabelecida rede, alcançando melhor desempenho, comparativamente aquelas redes em que as empresas possuem menores níveis de capacidade absortiva. Neste contexto, o objetivo deste estudo foi analisar junto a empresas participantes de uma rede de cooperação gaúcha, a influência da capacidade absortiva no desempenho de seus membros. Para tanto, a metodologia utilizada foi um estudo descritivo com abordagem quantitativa dos dados. A pesquisa foi aplicada diretamente a dez organizações com atividades de produção industrial, participantes a uma rede de cooperação, localizada na região central do Estado do Rio Grande do Sul. Os dados obtidos foram tratados no software Excel, para o auxílio na interpretação e análise dos resultados. Os achados indicaram que existe o processo de capacidade absortiva nas empresas associadas, mas não igualmente entre todas as empresas participantes da rede, resultados estes que vem a corroborar com a fundamentação teórica base para este estudo. Os resultados mostram também que a capacidade absortiva influencia diretamente o desempenho organizacional, e que as empresas que conseguem obter um maior conhecimento e aplicá-lo conseguem se desenvolver e ter um desempenho superior perante os concorrentes.
The absorptive capacity of network companies tends to influence their performance. Therefore, companies with higher levels of absorptive capacity are more likely to enjoy the benefits of established network cooperation, achieving better performance compared to networks where companies have lower levels of absorptive capacity. In this context, the objective of this study was to analyze, together with companies participating in a gaucho cooperation network, the influence of absorptive capacity on the performance of their members. Therefore, the methodology used was a descriptive study with quantitative approach of data. The research was applied directly to ten organizations with industrial production activities, participating in a cooperation network, located in the central region of the state of Rio Grande do Sul. results. The findings indicated that there is the process of absorptive capacity in the associated companies, but not equally among all companies participating in the network, which corroborates the basic theoretical basis for this study. The results also show that absorptive capacity directly influences organizational performance, and that companies that can gain greater knowledge and apply it can develop and outperform their competitors.