Resumo

Título do Artigo

COMPROMETIMENTO ORGANIZACIONAL: ESTUDO DE CASO DA COOPERATIVA DE CRÉDITO SICREDI CENTRO LESTE/RS
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Comprometimento organizacional; Cooperativismo; EBACO;
Organizational commitment; Cooperativism; EBACO;

Área

Estratégia

Tema

Gestão Estratégica de Pessoas

Autores


Warning: Undefined array key "adm" in /home/storage/6/83/3f/ecoinovar/public_html/8ecoinovar/trabalho.php on line 1388

Warning: Undefined array key "adm" in /home/storage/6/83/3f/ecoinovar/public_html/8ecoinovar/trabalho.php on line 1388

Warning: Undefined array key "adm" in /home/storage/6/83/3f/ecoinovar/public_html/8ecoinovar/trabalho.php on line 1388

Warning: Undefined array key "adm" in /home/storage/6/83/3f/ecoinovar/public_html/8ecoinovar/trabalho.php on line 1388
Nome
1 - Aline de Freitas Vargas
-
2 - Orlando Ferreira da Silveira
-
3 - Raquel Boff Menegazzi
Senac Santa Maria - Santa Maria
4 - Adriana Porto
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Programa de Pós-Graduação em Administração

Reumo

Uma nova abordagem tem conquistado espaço nas organizações no que tange à gestão de pessoas, onde estas deixam de ser apenas recursos e passam a ser vistas como parceiras da organização. O comprometimento organizacional serve como elo entre a empresa e o colaborador, pois relaciona-se aos resultados de satisfação no trabalho e produtividade, através de equipes comprometidas com as metas e os valores organizacionais. Da mesma forma, a cooperação também está em voga como alternativa para acelerar o crescimento econômico e social, inclusive as cooperativas de crédito. Neste sentido, o presente estudo buscou mensurar o nível de comprometimento dos colaboradores da Sicredi Centro Leste/RS através da ferramenta de diagnóstico EBACO - Escala de Base de Comprometimento Organizacional, que considera sete dimensões: obrigação em permanecer; afetiva; afiliativa; escassez de alternativa; obrigação pelo desempenho; linha consistente de atividade e falta de recompensas e oportunidades. O questionário foi aplicado aos colaboradores das agências compreendidas dentro da área de atuação da Cooperativa, uma população de 208 colaboradores, sendo que foi atingida uma amostra de 126 colaboradores, 60,57% da população. Os resultados demonstram que as dimensões obrigação em permanecer e linha consistente de atividades encontram-se com comprometimento abaixo da média, significando um resultado positivo à cooperativa; as dimensões afetiva e obrigação por desempenho ficaram acima da média, demonstrando afetividade e preocupação com o desempenho; afiliativa, escassez de alternativas, falta de recompensas e oportunidades possuem baixo comprometimento. Sugere-se que a cooperativa desenvolva programas de integração de novos colaboradores e, também, entre equipes, bem como invista em atividades de reconhecimento, possibilitando a elevação do clima e do pertencimento dos membros em relação ao grupo, contemplando a dimensão que obteve a menor favorabilidade, a afiliativa.
A new approach has gained space in organizations in terms of people management, where they are no longer just resources and are seen as partners of the organization. Organizational commitment serves as a link between the company and the employee, as it relates to the results of job satisfaction and productivity through teams committed to organizational goals and values. Similarly, cooperation is also in vogue as an alternative to accelerate economic and social growth, including credit unions. In this sense, the present study sought to measure the level of commitment of employees of Sicredi Centro Leste / RS through the diagnostic tool EBACO - Organizational Commitment Baseline Scale, which considers seven dimensions: obligation to remain; affective; affiliation; scarcity of alternative; obligation for performance; consistent line of activity and lack of rewards and opportunities. The questionnaire was applied to employees of agencies within the Cooperative's area of ​​work, a population of 208 employees, and a sample of 126 employees, 60.57% of the population. The results show that the dimensions obligation to remain and consistent line of activities are below average commitment, meaning a positive result to the cooperative; affective dimensions and performance obligation were above average, showing affection and concern with performance; membership, scarcity of alternatives, lack of rewards and opportunities have low commitment. It is suggested that the cooperative develop programs for integrating new employees and also between teams, as well as investing in recognition activities, enabling the elevation of the climate and the members' belonging in relation to the group, considering the dimension that obtained the smallest. favorability, the affiliation.