Resumo

Título do Artigo

O CONSUMO ON-LINE E A PANDEMIA DO COVID-19: UMA ANÁLISE DA INFLUÊNCIA DA CRISE ECONÔMICA SOBRE A COMPRA COMPULSIVA E O ARREPENDIMENTO DE COMPRA
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Palavras Chave

Crise. Covid-19. Compra On-line. Compra Compulsiva. Arrependimento de Compra.
Crisis. Covid-19. Online shop. Compulsive Buying. Purchase Repentance.

Área

Estratégia

Tema

Gestão Estratégica de Marketing

Autores

Nome
1 - Matheus Fontella Goulart
Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA - PPGA
2 - Monique Vigil Klüsener
Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA - Santana do Livramento - RS
3 - ANDRESSA HENNIG SILVA
Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA - Santana do Livramento
4 - Mikaela Daiane Prestes Floriano
Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Programa de Pós-Graduação em Administração

Reumo

A presente pesquisa emergiu da necessidade de compreender o comportamento dos consumidores em compras on-line durante o atual período de pandemina ocasionado pelo COVID-19. Assim, definiu-se como objetivo geral propor e testar um modelo que investigue as relações entre compulsão por compra, comportamento de compra na crise econômica decorrente da pandemia do vírus COVID-19 e arrependimento na compra on-line. A fim de responder tal objetivo, realizou-se uma pesquisa descritiva-exploratória por meio de uma survey, com 256 consumidores brasileiros. Os dados foram analisados por meio da Modelagem de Equações Estruturais, por estimativa Partial Least Squares (PLS). Os resultados indicaram que tanto a compulsão por compra, quanto os efeitos da crise econômica impactam no arrependimento de compra on-line. Assim sendo, constatou-se que as pessoas estão mais propensas ao arrependimento das compras on-line, já que a instabilidade ocasionada pela pandemia nos colocou em um novo contexto, necessitando uma maior reflexão sobre as reais necessidade de o que e quando consumir.
The present research emerged from the need to understand the behavior of consumers when shopping online during the current pandemine period caused by COVID-19. Thus, it was defended as a general objective to propose and test a model that investigates the relationship between buying compulsion, buying behavior in the economic crisis resulting from the pandemic of the COVID-19 virus and regret in online shopping. In order to answer this objective, a descriptive-exploratory research was carried out through a survey, with 256 Brazilian consumers. The data were analyzed using Structural Equation Modeling, using Partial Least Squares (PLS) estimation. The results indicated that both the compulsion to buy and the effects of the economic crisis impact on online purchase regret. Therefore, it was found that people are more likely to regret online shopping, since the instability caused by the pandemic has placed us in a new context, requiring greater reflection on the real need for what and when to consume.