Resumo

Título do Artigo

RESPONSABILIDADE SOCIAL E GOVERNANÇA CORPORATIVA EM CONCESSIONÁRIAS AUTOMOTIVAS
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Palavras Chave

responsabilidade social, governança corporativa, concessionária automotiva.
social responsibility, corporate governance, automotive dealership

Área

Sustentabilidade

Tema

Responsabilidade Social Corporativa

Autores

Nome
1 - Taísa Schefer Roveda
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ - Ijuí
2 - MARIA MARGARETE BACCIN BRIZOLLA
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ - PPGDR - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM DESENVOLVIMENTO REGIONAL
3 - Juliana da Fonseca Capssa Lima Sausen
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ - Departamento de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional - Campus Ijuí
4 - Daniel Knebel Baggio
Universidade Regional do Noroeste do estado do Rio Grande do Sul - Campus Ijuí

Reumo

A introdução de responsabilidade social, dentro da empresa muda sua forma de atuar, de tomar decisões e, por definição, a sua contribuição e a sua relação com o mercado e a sociedade em que atua. A governança corporativa auxilia para que as organizações porque apresentam mais oportunidades para tomar decisões que respeitem acionistas, empregados, sociedade e meio ambiente. Assim o objetivo deste artigo é analisar como ocorre a governança corporativa e a responsabilidade social sob ótica dos gestores de concessionárias automotivas. Para tanto, utilizou-se da pesquisa descritiva, estudo de campo e abordagem quantitativa. Como instrumento de coleta dos dados foi feito uso do questionário com escala Likert de cinco pontos enviado por e-mail aos gestores das organizações. Os achados mostram que os gestores desenvolvem dinâmica de governança corporativa, de acordo com cada grupo que pertence, bem como questões sobre a responsabilidade social, é de intensidade forte a fortíssima
The introduction of social responsibility within the company changes the way it acts, makes decisions and, by definition, its contribution and its relationship with the market and the society in which it operates. Corporate governance helps organizations because they present more opportunities to make decisions that respect shareholders, employees, society and the environment. Thus, the objective of this article is to analyze how corporate governance and social responsibility occur from the perspective of automotive dealership managers. For that, we used descriptive research, field study and quantitative approach. As a data collection instrument, a five-point Likert scale questionnaire sent by e-mail to the managers of the organizations was used. The findings show that managers develop corporate governance dynamics, according to each group they belong to, as well as questions about social responsibility, from strong to very strong intensity.