Resumo

Título do Artigo

GESTÃO DA REDE DE SUPRIMENTOS COMO ESTRATÉGIA DE CONSOLIDAÇÃO NO MERCADO VITIVINICULA DO VALE DO JAGUARI:ESTUDO DE CASO COOPERATIVA AGRÁRIA SÃO JOSÉ
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Palavras Chave

Gestão da Cadeia de Suprimentos, Gestão da Produção, Cooperativismo, Produção de Vinho.
Supply Chain Management, Production Management, Cooperativism, Wine Production

Área

Agronegócio

Tema

Gestão no Agronegócio

Autores

Nome
1 - Robert de Azevedo Nadalon
Instituto Federal Farroupilha - IFFar SVS - Sao vicente do sul
2 - Bruno Milani
Instituto Federal Farroupilha - IFFar SVS - São Vicente do Sul

Reumo

O objetivo desta pesquisa foi verificar os fatores que condicionam os resultados da Cooperativa Agrária São José, de modo que em um sentido amplo possa ser examinada toda a cadeia de suprimentos, desde os possíveis gargalos de produção até o final do ciclo, quais sejam os canais de distribuição final do produto vitivinícola. A partir de um estudo descritivo, com abordagem quali-quantitativa, foram analisados todos os relatórios de produção, compreendendo valores das últimas duas décadas, desde os volumes de uvas recebidas, qualidade de matéria-prima, bem como volumes de vinhos produzidos e vendidos no período observado. Quanto à produção, comprovou-se a capacidade de expansão, sendo ainda destacado o fato de que a recepção de uvas se mantém com certa constância, mesmo frente às dificuldades encontradas pelos produtores. No segundo viés observado, estão demonstrados os resultados das vendas da cooperativa, os quais colocam em alerta a gestão, visto que, mesmo com cenários favoráveis para vinhos de mesa nacionais, a cooperativa perdeu espaço nos mercados que atende.
The objective of this research was to verify the factors that influence the results of the São José Agricultural Cooperative, so that in a broad sense the entire supply chain can be examined, from the possible production bottlenecks to the end of the cycle, whatever the channels of final distribution of the wine product. From a descriptive study, with a qualitative and quantitative approach, all production reports were analyzed, comprising values of the last two decades, from the volumes of grapes received, quality of raw material, as well as volumes of wines produced and sold in the country during the observed period. . As for the production, the capacity of expansion was verified, being emphasized the fact that the reception of grapes keeps with some constancy, even in face of the difficulties encountered by the producers. In the second bias observed, the results of the cooperative's sales are shown, which put the management on alert, since, even with favorable scenarios for national table wines, the cooperative lost space in the markets where it serves.