Resumo

Título do Artigo

Mapeamento das estratégias divulgadas de empresas sustentáveis em período de pandemia
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Palavras Chave

Estratégia; Responsabilidade Social Corporativa, Sustentabilidade; Covid-19; Índice de Sustentabilidade Empresarial.
Strategy; Corporate Social Responsibility, Sustainability; Covid-19; Corporate Sustainability Index.

Área

Estudos interdisciplinares sobre Covid-19

Tema

Impacto nos negócios

Autores

Nome
1 - Juliana Pâmela Noal Sachet
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Santa Maria
2 - Patrícia Schrippe
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Departamento de Engenharia de Produção e Sistemas (DPS)

Reumo

A pandemia da Covid-19 trouxe diversas mudanças no cenário mundial que impactaram e impactam fortemente as empresas. Essas novas circunstâncias têm demandado um posicionamento de restruturação das empresas. Contudo, existe algumas dúvidas acerca de como seria mais adequado esse posicionamento. Nesse sentido, o presente artigo visa suprir essa lacuna desenvolvendo um mapeamento das estratégias divulgadas de empresas brasileiras participantes do ISE no período de 1T2020 e 2T2020 (primeiro trimestre de 2020 e segundo trimestre de 2020). A amostra consiste nas trinta empresas brasileiras pertencentes à 15ª carteira da ISE (Índice de Sustentabilidade Empresarial) da B3 (Bolsa, Brasil, Balcão), que se tratam de empresas com foco na sustentabilidade e também bastante proativas. Nesse sentido, o presente artigo identifica uma série de estratégias que podem proporcionar insights para a tomada de decisão dos gestores face a futuros desafios, crises e assemelhados que possam a interferir na atividade empresarial. Dentre as ações internas salienta-se: (i) Criação de um comitê de crise; (ii) Adoção do home office; e (iii) Adoção do movimento não demita ainda que com redução de jornada de trabalho e salário. Dentre as ações externas percebe-se: (i) Doação de equipamentos de proteção individual (EPIs); (ii) Doação de dinheiro; e (iii) Doação de alimentos.
The Covid-19 pandemic brought several changes on the world stage that impacted and strongly impact companies. These new circumstances have demanded a restructuring position for companies. However, there are some doubts about how this positioning would be more appropriate. In this sense, this article aims to fill this gap by developing a mapping of the disclosed strategies of Brazilian companies participating in the ISE in the period of 1Q2020 and 2Q2020 (first quarter of 2020 and second quarter of 2020). The sample consists of thirty Brazilian companies belonging to the 15th portfolio of the ISE (Corporate Sustainability Index) of B3 (Bolsa, Brasil, Balcão), which are companies with a focus on sustainability and also very proactive. In this sense, this article identifies a series of strategies that can provide insights for managers' decision making in the face of future challenges, crises and the like that may interfere with business activity. Among the internal actions, the following stand out: (i) Creation of a crisis committee; (ii) Adoption of the home office; and (iii) Adoption of the movement does not dismiss even though with reduced working hours and wages. Among the external actions, it can be seen: (i) Donation of personal protective equipment (PPE); (ii) Donation of money; and (iii) Donation of food.