Resumo

Título do Artigo

STATUS DO PROCESSO DE INTERAÇÃO ENTRE O CONHECIMENTO TÉCNICO-CIENTÍFICO DOS AGENTES DA ATER E O CONHECIMENTO TRADICIONAL DOS AGRICULTORES FAMILIARES
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Agricultura familiar, ATER, conhecimento tradicional, gestão do conhecimento, modernização agrícola, desenvolvimento rural sustentável.
Family farming, ATER, traditional knowledge, knowledge management, agricultural modernization, sustainable rural development.

Área

Sustentabilidade

Tema

Educação e Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Odacir Miguel Tagliapietra
UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Curso de Administração
2 - Irene Carniatto
-
3 - Geysler Rogis Flor Bertolini
-

Reumo

Este trabalho é resultado de parte da Tese de Doutorado em Desenvolvimento Rural Sustentável da UNIOESTE – Universidade Estadual do Oeste do Paraná. O tema do estudo foi a gestão do conhecimento na agricultura familiar. A modernização agrícola foi iniciada a partir da Revolução Verde que preconizava a homogeneização da agricultura, a partir da transferência dos conhecimentos técnicos-científicos, negligenciando com isso, os conhecimentos e as práticas agrícolas dos agricultores familiares. Com o PNATER (2003), houve a mudanças na forma de atuação dos extensionistas na relação com os agricultores familiares, a partir da utilização de metodologias participativas para o compartilhamento dos conhecimentos. Assim, baseado no problema da pesquisa, foi realizado o seguinte questionamento: como os atores da agricultura familiar percebem a atuação da ATER no processo de interação entre o conhecimento técnico-científico e o conhecimento tradicional para a criação de novos conhecimentos visando ao desenvolvimento rural sustentável? Com isso, o objetivo desse estudo foi analisar o status do processo de interação entre o conhecimento técnico-científico dos agentes da ater e o conhecimento tradicional dos agricultores familiares. Os métodos utilizados no estudo caracterizam-se como exploratório, qualitativo e estudo de caso. A população da pesquisa foi formada pelos agricultores familiares do município de Cascavel/PR. Para levantamento dos dados foram entrevistadas 30 famílias, pertencentes a 5 Distritos, o critério de escolha dos entrevistados foi por conveniência. Como resultado, identificou-se que o processo de interação e compartilhamento de conhecimentos entre os agricultores ocorre de forma contínua, pois os agricultores possuem como prática, em suas conversas informais e nos encontros na comunidade, trocar informações sobre seu cotidiano e suas atividades produtivas. Na relação com os agentes da ATER, mesmo havendo uma boa interação, os conhecimentos tácitos e explícitos n
This work is the result of part of the Doctoral Thesis in Sustainable Rural Development at UNIOESTE - State University of Western Paraná. The study's theme was knowledge management in family farming. Agricultural modernization began with the Green Revolution, which advocated the homogenization of agriculture, from the transfer of technical and scientific knowledge, thereby neglecting the agricultural knowledge and practices of family farmers. With PNATER (2003), there were changes in the way that extension workers act in relation to family farmers, based on the use of participatory methodologies for sharing knowledge. Thus, based on the research problem, the following question was asked: how the actors of family farming perceive the role of ATER in the process of interaction between technical-scientific knowledge and traditional knowledge for the creation of new knowledge aiming at sustainable rural development ? Thus, the objective of this study was to analyze the status of the interaction process between the technical and scientific knowledge of the agents of ater and the traditional knowledge of family farmers. The methods used in the study are characterized as exploratory, qualitative and case study. The research population was formed by family farmers in the municipality of Cascavel / PR. For data collection, 30 families were interviewed, belonging to 5 Districts, the criterion of choice of the interviewees was for convenience. As a result, it was identified that the process of interaction and knowledge sharing between farmers occurs continuously, as farmers have the practice, in their informal conversations and meetings in the community, to exchange information about their daily lives and their productive activities. In the relationship with ATER agents, even if there is good interaction, tacit and explicit knowledge is not being socialized properly, considering that, even though there are economic and knowledge potentials, the predominant production is still