Resumo

Título do Artigo

O PAPEL DE UM PROJETO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NA FORMAÇÃO DOS COOPERADOS: UM ESTUDO DO PROJETO +COOP
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Educação cooperativa, extensão universitária, 5º princípio do cooperativismo
Cooperative Education, University Extension, 5th Cooperative Principle

Área

Estratégia

Tema

Gestão Estratégica Educacional

Autores

Nome
1 - Jéssica Diefenbach
Colégio Politécnico da UFSM - Colégio Politécnico da UFSM
2 - JAIME PEIXOTO STECCA
-
3 - GABRIEL MURAD VELLOSO FERREIRA
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Colégio Politécnico da UFSM
4 - KAROLINE PADILHA DE MORAES
Colégio Politécnico da UFSM - Colégio Politécnico da UFSM

Reumo

As cooperativas estão procurando cada vez mais melhorar o seu processo educacional, onde a extensão universitária com ações socioeducativas interdisciplinares mostra-se como grande aliada nas mesmas. Desta forma esta pesquisa tem o objetivo de identificar as contribuições de um projeto de extensão no atendimento do 5º princípio do cooperativismo sob ótica do seu público alvo. Este estudo trata-se de uma pesquisa quali-quatitativa, com característica descritiva. Na coleta de dados realizou-se entrevistas, aplicados questionários, para a elaboração deste documento foi criado um modelo nortear com três constructos baseados nos autores Schneider(2003 e 2006) e Amodeo(2008 e 2010). Nos resultados se destacou a evolução e motivação dos cooperados no conhecimento do cooperativismo, a importância da universidade ir além de seus muros e da cooperativa investir no processo educacional. Como conclusão a importância dessa troca de saberes de cooperativa com a universidade.
Cooperatives are increasingly looking to improve their educational process, where university extension with interdisciplinary socio-educational actions is shown to be a great ally in them. In this way, this research aims to identify the contributions of an extension project in meeting the 5th principle of cooperativism from the perspective of its target audience. This study is a qualitative and quantitative research, with a descriptive characteristic. In data collection, interviews were conducted, questionnaires were applied, for the preparation of this document, a guiding model was created with three constructs based on the authors Schneider (2003 and 2006) and Amodeo (2008 and 2010). The results highlighted the evolution and motivation of the members in the knowledge of cooperatives, the importance of the university going beyond its walls and the cooperative investing in the educational process. As a conclusion, the importance of this exchange of cooperative knowledge with the university.Key words: Cooperative Education, University Extension, 5th Cooperative Principle