Resumo

Título do Artigo

DESIGN THINKING E CANVAS COMO FERRAMENTA DE PLANEJAMENTO PARA UMA EMPRESA JÚNIOR: O CASO DA ECORURAL JR
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Palavras Chave

Design Thinking; Canvas; Empreendedorismo
Design Thinking; Canvas; Entrepreneurship

Área

Inovação

Tema

Empreendedorismo Inovador

Autores

Nome
1 - João Carlos Coelho Junior
Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - Santana do Livramento
2 - Karoline Barcellos da Rosa
Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - Santana do Livramento
3 - Dellins Mestreti Lemos
Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - santana do livramento

Reumo

Este estudo teve como objetivo apresentar os resultados alcançados pelos alunos a partir da utilização das metodologias design thinking e Canvas na concepção da empresa júnior da UERGS em Santana do Livramento-RS. O estudo caracteriza-se por ser uma pesquisa exploratória, qualitativa o método escolhido é o de estudo de caso, sendo uma pesquisa do tipo pesquisa-ação. Os principais resultados do estudo demonstram que: alunos envolvidos no projeto, conseguiram definir qual é a essência do seu negócio e por consequência quais são as atividades chave da ECORURAL JR. Em relação aos canais e estratégias de relacionamento foram definidas as mídias sociais e a utilização de recursos próprios para alcançar os clientes. Sobre os recursos os alunos avaliaram que no início das atividades a necessidade mais pontuais serão resolvidas através da parceria com a Universidade. Sobre os custos e receitas, os alunos conseguiram estabelecer que as principais receitas serão vinculadas exclusivamente com as consultorias e assessorias realizadas, e que estes serão estabelecidos a partir dos orçamentos dos serviços que serão prestados. Ao longo da aplicação da Metodologia Canvas, os alunos conseguiram interagir com o problema e buscar soluções, a proposta visual da metodologia possibilitou um melhor entendimento por parte dos alunos, sendo que, os mesmos por várias vezes alteravam o seu entendimento sobre algum dos itens. Por fim, sugerimos que novas pesquisas sejam realizadas sobre a utilização da abordagem design thinking e da metodologia Canvas, principalmente no espaço acadêmico, podendo auxiliar no planejamento de novas modelagens de negócios e preparar os alunos para uma nova perspectiva profissional.
This study aimed to present the results achieved by students from the use of design thinking and Canvas methodologies in the design of the junior company of UERGS in Santana do Livramento-RS. The study is characterized for being an exploratory research, qualitative the method chosen is the one of case study, being an action research type research. The main results of the study demonstrate that: students involved in the project, were able to define what the essence of their business is and therefore what are the key activities of ECORURAL JR. Regarding relationship channels and strategies, social media and the use of own resources to reach customers were defined. About the resources, the students assessed that at the beginning of the activities, the most punctual needs will be solved through the partnership with the University. Regarding costs and revenues, the students were able to establish that the main revenues will be linked exclusively to the consultancies and advisory services performed, and that these will be established based on the budgets of the services that will be provided. Throughout the application of the Canvas Methodology, the students were able to interact with the problem and seek solutions, the visual proposal of the methodology enabled a better understanding on the part of the students, being that they, several times, changed their understanding about some of the items. Finally, we suggest that further research be carried out on the use of the design thinking approach and the Canvas methodology, especially in the academic space, which can assist in planning new business models and preparing students for a new professional perspective.