Resumo

Título do Artigo

Teleatendimento psicológico: Oportunidades e Desafios
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Palavras Chave

teleatendimento - Psicologia- Ferramenta
Call center - psychology - tool

Área

Inovação

Tema

Temas Emergentes em Inovação

Autores

Nome
1 - Catiane Marques
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Centro de ciências da Saúde
2 - Raquel Baptista Bürger
pontificia universidade católica do Rio Grande do Sul - Porto Alegre
3 - Aline Cardoso Siqueira
-

Reumo

O teleatendimento é uma possibilidade de atendimento psicológico, que visa oferecer outra forma de atendimento psi, além da clínica tradicional. Entretanto esta nova forma deve estar de acordo com o que é previsto pelo código de ética, bem como as resoluções que regem essa modalidade através do Conselho Federal de Psicologia. Além disso, é importante salientar que cada faixa etária demanda por um tipo de manejo clínico, sendo de suma importância respeitar este fato. Percebe-se que com o avanço da tecnologia todas as relações são atravessadas pelo uso das telas, incluindo as relações terapêuticas estabelecidas no atendimento online. A busca por esta modalidade de atendimento aumentou bruscamente devido a Covid 19. O objetivo deste trabalho é com comunicação científica problematizar a expansão do teleatendimento em Psicologia, considerando a carência de estudos nacionais que forneçam embasamento teórico-prático para esta modalidade de atendimento. A revisão narrativa evidenciou que o teleatendimento é uma ferramenta inovadora e regulamentada pelo Conselho Federal de Psicologia, mas os profissionais devem estar em busca de aperfeiçoamento constante e analisar cada caso, levando em consideração suas especificidades. O teleatendimento psicológico é uma importante ferramenta para prática da atuação do psicólogo, para tanto é fundamental a construção de conhecimento aos interessados em aprender sobre os conceitos fundamentais e entender às demandas da sociedade que busca por esse viés de atendimento, quando por algum motivo não é possível o atendimento presencial. Evidenciou-se que, mesmo com tantas possibilidades e vantagens que o atendimento online propicia como tempo, deslocamento, baixo custo, alguns aspectos importantes a respeito dos comportamentos do paciente, como a comunicação não verbal pode não ficar tão evidente, tornando-se mais um desafio que exige do profissional habilidade para usar outros recursos que compensem essa falta.
The call center is a possibility of psychological care, which aims to offer another form of psi care, in addition to the traditional clinic. However, this new form must always be in accordance with what is provided for by the code of ethics, as well as the resolutions that govern this type of service through the Federal Council of Psychology. In addition, it is important to note that each age group demands a type of clinical management, and it is extremely important to respect this fact. It is clear that with the advancement of technology, all relationships are crossed by the use of screens, including the therapeutic relationships established in online care. The search for this type of service increased sharply due to Covid 19. The objective of this work is with scientific communication to problematize the expansion of the call center in Psychology, considering the lack of national studies that provide theoretical-practical basis for this type of service. The narrative review showed that the call center is an innovative tool and regulated by the Federal Council of Psychology, but professionals must be in search of constant improvement and analyze each case, taking into account their specificities. Psychological call center is an important tool for the practice of the psychologist's practice. For that, it is essential to build knowledge for those interested in learning about the fundamental concepts; knowledge of the rules that govern this tool, its practice and to understand the demands of the society that seeks for this service bias, when for some reason face-to-face service is not possible. It becam e evident that.