Resumo

Título do Artigo

PROCESSOS INTERNOS DE GESTÃO PÚBLICA MUNICIPAL PARA O ENVIO DA MATRIZ DE SALDOS CONTÁBEIS E SEUS DETERMINANTES
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Palavras Chave

Gestão pública; Governo eletrônico; Governança eletrônica; Transparência
Public management; Electronic government; Electronic governance; Transparency

Área

Contabilidade

Tema

Contabilidade Governamental e Terceiro Setor

Autores

Nome
1 - VICTOR NUNES
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - CCSH
2 - Cristiano Sausen Soares
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Departamento de Ciências Contábeis
3 - Fabrício Ramos Neves
USP - Universidade de São Paulo - Ribeirão Preto

Reumo

O objetivo do estudo é analisar os processos internos de gestão pública municipal desenvolvidos para o envio da Matriz de Saldos Contábeis (MSC), identificando os seus determinantes, conforme a percepção dos atores envolvidos no processo. Por meio de estudo qualitativo, foi analisado o caso do município de Santa Maria/RS, no processo de implementação dessa nova obrigação. Para tanto, foram realizadas entrevistas com servidores públicos dos departamentos geradores das informações e representante da empresa desenvolvedora do sistema contábil em uso, aliada à observação e análise documental, viabilizando a identificação de dimensões consideradas determinante. Os resultados apontam a necessidade de adequações nos sistemas de informações gerenciais para atendimento das exigências dos órgãos de controle externo, bem como, evidencia-se o envolvimento dos órgãos de controle interno. Dentre as dimensões que podem estar relacionados ao cumprimento dessa obrigação, citam-se: Dimensões comportamentais (enfrentamento da resistência à mudança e falta de envolvimento dos servidores); Dimensões legais e estruturais (layout e divergências de entendimento entre os órgãos de controle) e Dimensões Organizacionais (Sistema de informação contábil; Treinamento; Tamanho da equipe, obrigações e rotinas de trabalho). O estudo conclui que a identificação das dimensões contribui aos demais entes públicos para que eles possam elevar a transparência e ações do governo eletrônico.
The aim of the study is to analyze the internal municipal public management processes developed to send the Trial Balance to the Digital Financial Report and to identify its determinants according to the perception of the actors involved in the process. In a qualitative study, we analyzed the case of the Municipality of Santa Maria / RS to fulfill this new obligation. To this end, interviews were conducted with public servants from the accounting departments and software developers, coupled with observation and document analysis, which allowed the identification of certain dimensions of the process to be carried out. The results point to the need to adjust the information management systems to meet the requirements of external control bodies as well as internal control. Among the dimensions that may be related to the fulfillment of the obligation, the following are mentioned: behavioral dimensions (resistance to change and lack of involvement of civil servants); legal and structural dimensions (layout and differences of understanding between control bodies) and organizational dimensions (accounting information system; training; team size). The study concludes that the identification of these dimensions contributes to the transparency and electronic governance of public entities.