Resumo

Título do Artigo

IDENTIFICAÇÃO SISTEMÁTICA DOS FATORES DE SUCESSO NO MODELO DE GESTÃO DAS STARTUPS INTELIGENTES
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Fatores Críticos de Sucesso; Modelo de Gestão; Startups Inteligentes.
Critical Success Factors; Management model; Smart Startups

Área

Estratégia

Tema

Temas Emergentes em Estratégia

Autores

Nome
1 - Aline Martins dos Santos
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Santa Maria
2 - Julio Cezar Mairesse Siluk
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - CT
3 - Cláudia de Freitas Michelin
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Departamento de Ciências Contábeis
4 - Jordana Rech Graciano dos Santos
-

Reumo

O aumento da concorrência e as mudanças tecnológicas, econômicas e sociais têm desafiado as organizações a repensar o papel crucial de suas políticas e práticas organizacionais. Dentro desse contexto, encontram-se as startups que tem contribuído para o desenvolvimento da Indústria 4.0, definidas como startups inteligentes. Essas empresas caracterizam-se por apresentar modelos de negócios repetitivos, escaláveis e inovadores e desenvolver tecnologias da indústria inteligente. Entretanto, o desafio dos empreendedores tem sido criar modelos de gestão que contribuem na competitividade das startups. Dessa forma, essa pesquisa busca realizar um levantamento dos fatores críticos de sucesso que contribuem no modelo de gestão das startups inteligente. Para isso, foi necessário realizar uma Revisão Sistemática de Literatura e a aplicação da Técnica Delphi. Na Revisão Sistemática de Literatura, realizou-se uma busca de trabalhos nas bases de dados Web of Science e Scopus, sendo que foram encontrados 78 artigos a partir de combinações com as palavras chaves “startup” AND “management model”. Conquentemente, foi realizado uma leitura crítica nos artigos selecionados com o objetivo de verificar os fatores críticos de sucesso de modelo de gestão das startups inteligentes. Através das leituras, foram identificados 11 fatores críticos de sucesso e desdobrados em 29 subfatores, sendo que foram validadas, utilizando a Técnica Delphi. Por fim, conclui-se que os fatores críticos de sucesso proposto para um modelo de gestão servirão para garantir uma vantagem competitiva no ramo das startups inteligentes, contribuindo no alcance dos objetivos estratégicos e facilitando do desempenho organizacional.
Increased competition and technological, economic and social changes have challenged organizations to rethink the crucial role of their organizational policies and practices. Within this context, there are startups that have contributed to the development of Industry 4.0, defined as smart startups. These companies are characterized by presenting repetitive, scalable and innovative business models and developing smart industry technologies. However, the challenge for entrepreneurs has been to create management models that contribute to the competitiveness of startups. In this way, this research seeks to carry out a survey of the critical success factors that contribute to the management model of smart startups. For that, it was necessary to carry out a Systematic Literature Review and the application of the Delphi Technique. In the Systematic Literature Review, a search for works was carried out in the Web of Science and Scopus databases, and 78 articles were found from combinations with the keywords "startup" AND "management model". Accordingly, a critical reading was carried out on the selected articles in order to verify the critical success factors of the smart startups' management model. Through the readings, 11 critical success factors were identified and divided into 29 sub-factors, which were validated using the Delphi Technique. Finally, it is concluded that the critical success factors proposed for a management model will serve to guarantee a competitive advantage in the field of smart startups, contributing to the achievement of strategic objectives and facilitating organizational performance